estilo de dona de casa primitivo.
Farinha misturada com água. Ela inchava o tempo que precisava, de maneiras diferentes. De meia hora a até 3 horas e isso acontece
Nesse momento, um milagre ocorre ali - um pedaço muito duro de fios grossos de borracha - o glúten - é formado a partir de proteínas quando combinadas com água.
Se você deixar assim e depois apenas assar, vai ficar uma sola bem dura, emborrachada para uma mordida.
É assim que fazemos a massa para os bolinhos. Sove, deixe inchar, ou seja, espere o glúten formar, depois corte e cozinhe. E lá eles obtêm uma densa massa sem fermento.
Mas se você amassar essa massa de bolinho e saturá-la com gás, isto é, bem, como em goma de mascar, tornar esses fios de borracha finos, e houver muito ar entre eles, teremos pão: uma moldura 3D elegante feita fios finos de glúten com ar, e a carne neles será amido inchado e úmido macio (bem, você sabe - uma substância gelatinosa delicada - uma migalha delicada sobre glúten fino ou grosso)
A consistência e o miolo do pão vão depender de quanto você molhar a farinha (ou melhor, do quanto ela é capaz de inchar - o mais forte de todos) e depois amassar e esticar os fios de glúten. Você os estica mecanicamente com alças e quimicamente com a respiração do fermento. O fermento libera um gás que estica e infla a estrutura do glúten.
Ou seja, aqui está o processo de formação do pão.
A farinha inchou, formou-se glúten, depois foi endurecida, diluída, tornada tenra e aumentada com gás, cozida.
Quanto mais forte a farinha é capaz de molhar e dar glúten, mais alto o pão pode ser esticado e levantado. Quanto mais fibroso você consegue, o pão do melhor, mais fino glúten.
A farinha fraca também tem um glúten fino e gracioso após amassar e inchar, mas não tão elástico. Esta é uma faixa de borracha mais macia inicialmente. Menos extensível e fácil de rasgar. Isso se reflete na mordida como muito inelástica.
Pão sem glúten não misturado é composto de fios grossos de borracha. Mas quanto mais forte a goma, mais elástica ela morde.
Bem, daqui você entende por que só pão amassado pode ter uma crosta fina. A crosta é o trecho de pão antes de tudo. Quanto mais apertado, mais fino e gracioso ele é.
Vamos mais longe.
Então molhamos a farinha e colocamos o fermento lá dentro.
O fermento começa a comer e respirar. Respiração - desenvolve glúten, aperta. Ao ser consumido, o fermento altera a composição da massa, acrescenta gases e toda sorte de produtos de sua atividade vital, que são importantes para um processo completamente separado - paralelo no pão: o acúmulo de seu sabor.
Paralelo a própria estruturação física é um acúmulo de gosto. Este é um processo totalmente independente.
A farinha contém bactérias que começam a viver e seus resíduos adicionam novas substâncias ao pão, todos os tipos de ácidos úteis e prejudiciais à saúde. É o trabalho das bactérias que devemos ao sabor do nosso pão.
As bactérias passam a viver individualmente. Alguns deles morrem de uma vez, alguns sobrevivem. O tipo de sobrevivência vai depender da temperatura da massa circundante, da esterilidade, da quantidade de gás para respirar, dos nutrientes da massa que recebem, incluindo os resíduos do fermento.
O acúmulo de sabor é o processo mais longo porque as bactérias são substâncias muito lentas. Você precisa de pelo menos 4 horas para mínimo dando sabor ao pão. É por isso que é impossível conseguir um delicioso pão de fermento em 2 horas.
Quanto mais tempo as bactérias saborosas trabalharem, mais saboroso será o pão.
Parece, bem, deixar o pão vagar por pelo menos uma semana, MAS
sempre outro processo paralelo separado é iniciado no teste - destrutivo.
Estes são todos os tipos de substâncias ativas na farinha + bactérias putrefativas tentando destruir o glúten resultante e saturar a massa com os produtos residuais das bactérias putrefativas. Este último processo é tentado de todas as maneiras possíveis para extinguir. Não pode ser completamente parado, razão pela qual, com o tempo, qualquer massa morre.
Portanto, eu volto para nossos carneiros.
Você consegue deixar a massa quente com fermento por muito tempo?
e a razão para si mesmo:
- assim que você colocou o fermento, ele começou a respirar e se esticar - desenvolver o glúten e acumular seus resíduos na massa. Alimenta tudo !!!! bactérias que secretam ácidos e alteram o sabor do pão, mas ao mesmo tempo as substâncias ativas da farinha são ruins !! bactérias estragam o pão.
- em segundo lugar, o fermento precisa respirar e comer, se houver muitos deles ou se ficarem sentados no mesmo lugar por muito tempo, eles devoram tudo ao seu redor e sufocam. Portanto, o pão é amassado para que o fermento receba nova nutrição e fôlego.
em terceiro lugar, a especificidade do sabor será formada dependendo da temperatura da massa. O tipo de bactéria que sobreviverá. O pão azeda no frio do que no calor, porque as bactérias ácidas sobrevivem no frio.
- no quarto, o processo destrutivo não dorme. Bactérias putrefativas e substâncias ativas tentarão pegar tudo em suas próprias mãos e matar a massa.
o mais mortal é o último ponto. Calor e falta de oxigênio, a sujeira inicial na farinha, a presença nela de suas próprias substâncias ativas destrutivas, as mesmas que são tão úteis na planta do cereal, fermento morto - tudo isso contribui para o fortalecimento desse processo.
Se você apenas amassar a massa e deixá-la em uma sala quente no verão, ela apodrecerá facilmente, porque o processo destrutivo vence.
Portanto, eles estão lutando contra esse fenômeno de todas as maneiras possíveis.
Portanto, para acumular gosto, a humanidade planeja de todas as maneiras possíveis. Tenta prolongar a fermentação e abafar a destruição.
Para isso, põe a massa no frio por muito tempo, primeiro faz a massa de uma maneira especial para que aí o gosto se acumule, e depois faz a massa principal. Ou seja, todas essas danças são para acumular sabor sem destruir a massa, para fazer com que as bactérias e substâncias nocivas se assentem e não balancem o barco o máximo possível.
Portanto, o que significa pão com fermento sem amassar no calor)))
E o fato de que no calor e na ausência de oxigênio - isto é, amassando, bactérias nocivas e substâncias químicas ativas adoram se desenvolver.
Mas sua intensidade dependerá das condições primárias. Quanto mais estéril e mais vazia for a farinha, mais tempo durará.
E se você tentar sair da fechadura central dessa forma, o resultado pode ser desastroso.
Então, dependendo da quantidade de fermento que você coloca e da rapidez com que eles engolem tudo ao seu redor e começam a morrer. O processo é acelerado com calor.
Ou eles irão rapidamente acumular gás em excesso e rasgar o glúten da farinha em pedaços antes que você tenha tempo de amassar e liberar o excesso de gás.
Portanto, se a receita for caseira e não levar em conta as características da sua farinha e a força do seu fermento, o resultado é imprevisível.
Isto pode ou não funcionar.
Então a segurança sanitária também está em questão. Quanto você acumulou ácidos prejudiciais no pão, a FIG sabe.
Tecnólogos elaboram receitas e tempo de fermentação de todos os aspectos científicos, incluindo a utilidade.
Quando proponho fazer um pré-lote de bolinhos com um suporte programado para meia hora ou uma hora no calor, isso é uma coisa. Este é um tempo muito curto para que processos prejudiciais irreversíveis ocorram no teste, e então o programa profissional da HP toma as decisões por conta própria.
E aconselhar para sair por um dia - não sou tecnólogo. Você faz isso por sua própria conta e risco.Não me atrevo a julgar a nova receita, não há competência suficiente.
Se tiver vontade de fazer pão comprido, vou olhar as receitas da massa clássica, ou optar pela fermentação no frio. Em geral, vou olhar na direção de técnicas profissionais, parece mais seguro para mim.
Não sou tecnólogo, não posso verificar todas as novas receitas por todos os lados.
Por que nós pré-misturamos bolinhos?
a pré-mistura em bolinhos só faz sentido na farinha doméstica, que tem a peculiaridade de inchar por muito tempo, ou seja, as proteínas absorvem água, mas o glúten ainda não se forma. E então o programa KP amassa a argila, e não amassa o glúten.
A farinha burguesa especial para HP forma glúten instantaneamente e a pré-mistura em bolinhos é absolutamente inútil.
Já nas farinhas domésticas como a makfa, nessa meia hora, o glúten é formado a partir das proteínas e o CP vai amassá-lo, conforme planejado pelos engenheiros.
Como escrevi acima, em casos especialmente negligenciados, geralmente é bom que nossa farinha fique parada por cerca de uma hora para inchar.
Amassar envolve esticar uma faixa elástica de glúten. E se não estiver lá, não adianta interferir antes do tempo
Che .. Vou adicionar mais. É quando eles escrevem "adequado para HP" em um pacote de farinha - significa que qualquer pré-mistura não tem sentido. Quer dizer, estou falando sobre o que você chama de "autólise".
Lá, eles misturaram com água - bater imediatamente em questão de minutos - e a quantidade máxima de glúten das proteínas e você pode começar a amassar imediatamente.
E precisamos dar tempo para inchar à nossa farinha de costume, que é lenta. O que leva tempo para a formação da goma de glúten, que só deve ser amassada quando já estiver formada.
E quando colocamos farinha comum no HP, a máquina começa a misturar a argila da água com as proteínas. Ela terminou de amassar - e ainda resta apenas um pouco de glúten. Continua a se formar, mas ninguém amassa, só o fermento é um pouquinho, e sua força não é suficiente, e o resultado é pão áspero e crostas densas e grossas.
... Pão mal misturado feito de farinha fraca ainda é macio, mas com farinha forte é mais áspero.
Como resolver o problema da quantidade de fermento? e com amassamento e autólise?
sim na prática.
Fazemos teste de cozimento e vemos o resultado.
Muito solto, cheira a fermento, gosto estranho - reduzimos o fermento. Migalha muito grossa - intensifique o amassamento. Gosto vazio, melhoramos a farinha para substâncias saborosas com panificação ou farinha mais saborosa, soro de leite e escolhemos um modo de fermentação mais longo.
Prática e análise do resultado. Estamos trabalhando em uma receita e classificando-a.