É assim que se parecia o artigo original de Lyudmila (mariana-aga) sobre o fermento de Calvel em LJ. Sem nenhuma correção:
“Como fazer um fermento grosso para massa de pão. Fermento em farinha de trigo e centeio. Receita do Prof. R. Kalvel.
Tradução de um artigo do inglês para quem reluta e quer que tudo seja em russo!
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Certa vez, meu amigo Eric me perguntou como posso criar um fermento de pão que funcione em dois ou três dias, porque geralmente os livros descrevem um processo que leva mais de duas semanas. Bem, ouça minha história.
Comecei a assar pão de fermento nesta primavera. As primeiras culturas iniciais foram compradas por mim em pó (forma seca) de Ed Wood, proprietário da Sourdough International. Tudo estava bem até que li o livro Taste of Bread de Calvel e seus artigos. Calvel me impressionou tanto que joguei todas as minhas culturas exóticas para iniciantes (que, sem saber, estraguei mantendo na geladeira) na lata de lixo e agora asto em "caseiras".
O professor Raymond Calvel era um padeiro francês (ele tinha um diploma universitário em química). Ele assou pão e ensinou outros a assar pão por setenta anos. Mesmo em cativeiro durante a Segunda Guerra Mundial, ele foi designado para assar pão em uma pequena vila para as tropas alemãs. A grande e maravilhosa Julia Child aprendeu a fazer pão com Calvel.
Você pode ler a biografia de Calvel aqui:
Eu tentei o método de Calvel pela primeira vez por pura curiosidade, porque ele me entusiasmou dizendo que uma cultura funcional de bactérias de ácido láctico e fermento selvagem pode ser criada em dois dias e meio. Antes de ler Calvel, minha experiência com culturas iniciadoras era mais trabalhosa e demorada, com mais problemas, pois o iniciador era reconstituído a partir de uma forma seca (comprada) ou feito em casa a partir de farinha e água. Até mesmo os fermentos da Sourdough International (que recomendo vivamente a todos os que desejam saborear os incríveis aromas de pães estrangeiros - pão achatado Samarkand, pão de fazenda francês, preto austríaco ou finlandês, pão branco Palekh, etc.) exigiam pelo menos cinco dias para ativar e absolutamente tudo, cada um deles passou pela fase de infecção com microflora indesejada nos primeiros 2-3 dias de recuperação de uma forma seca. Tive que enxágue-los várias vezes antes que se achatassem e se transformassem em fermento líquido de verdade.
Eu também tentei o Método da Necessidade de Calvel, porque Calvel diz em seu livro que a microbiota nas culturas iniciais muda se nós as armazenarmos na geladeira em temperaturas abaixo de 10-12C. IBCs não sobrevivem a essas temperaturas. Oh! Todas as minhas entradas foram para o lixo! Cada um. Fiquei terrivelmente zangado (muito trabalho foi colocado nesses fermentos!) E ao mesmo tempo senti alívio - é melhor saber a verdade do que viver na ignorância sombria. Estou feliz hoje. Minhas culturas de leite fermentado são excelentes. Ao melhor.
Para criar um fermento útil para o pão em dois a três dias, comece com o tipo certo de farinha de pão. Criei minha primeira massa fermentada de acordo com Calvel seguindo uma receita de um livro, onde tudo começa com uma mistura de duas xícaras de farinha de pão de trigo (branco cru, iec ou 1c. Se estiver de acordo com a nomenclatura russa) e duas xícaras de papel de parede farinha de centeio (escura) umedecida com água até obter uma massa bem dura, como bolinhos. Esta massa é misturada com um pouco de sal e malte (na forma de farinha de grãos germinados de centeio ou aveia, ou na forma líquida, como água ou xarope). Na Rússia, o malte é conhecido por todos na forma de concentrado kvass. Você pode levá-lo.
Em gramas
300g de farinha 1s
300g de farinha de centeio descascada
360 g de água
3 g de sal
3 g de malte
Sove a massa bem, realmente sove. Mãos. Sove por cerca de cinco minutos. Deixe descansar por 20 minutos e amasse com as mãos por mais 20 minutos.
O sal protegerá as proteínas da farinha de trigo do ataque das enzimas proteolíticas contidas na farinha (ou seja, graças ao sal, o fermento da massa não se transformará em uma pasta pegajosa, mas permanecerá uma massa gorda e fofa com porosidade pronunciada) . A protease amolece a massa, mas se você der vontade e tempo, durante as primeiras 20 horas de fermentação da massa, irá corroer tanto o glúten da farinha que ficará um líquido dentro da bola de massa.
O malte é adicionado para melhorar a capacidade amilolítica da farinha, ou seja, o malte ajuda a converter as partículas de amido não comestível da farinha em açúcar doce simples, do qual microorganismos como bactérias lácticas e leveduras selvagens se alimentam prontamente.
A farinha de trigo é consumida sem branquear. Na América é vendida com o nome de farinha de "pão". Ou você pode usar farinha multiuso não branqueada. Na Rússia, em minha opinião, toda farinha não é branqueada quimicamente. Então pegue 1s. ou em. com .. O principal não é a farinha de pastelaria e nem a farinha para panquecas, mas uma tal com a qual se pode fazer tartes.
A farinha de centeio é retirada do tipo francês nº 170. Na América do Norte, é uma mistura de 225g de centeio cinza com 75g de centeio escuro. farinha de trigo. Na Rússia, pegue o que quer que seja a farinha de centeio, ou mesmo flocos de hzhan ou centeio em forma de grão. Você ainda obterá massa fermentada, você verá!
Para aumentar a produção de ácido acético na massa fermentada nas primeiras horas de vida, ou seja, para desinfetá-la de microorganismos indesejáveis como E. coli, mofo e outros monstros, pode-se adicionar 25 g de mel logo na primeira massa fermentada.
Na receita de Calvel para farinhas europeias, ele indica 300g de água por 600g de farinha, ou seja, 50 por cento de panificação. Na América, isso vai ser aproximadamente 58-62% da água para a farinha, ou seja, para 600 g de farinha, leva 348-372 g de água.
Aqui está. Ela descreveu tudo. Portanto, o processo é passo a passo
1) Faça um fermento a partir de 600 g de uma mistura de farinha de trigo e centeio com sal, malte e mel (se desejar). Sove a massa dura em água e deixe morna, em filme plástico ou toalha. Às 22 horas. Eu tenho o lugar mais quente da cozinha - no armário acima da geladeira. Lá eu tenho uma temperatura estável de 27C.
2) Atualize o starter 22 horas depois. Jogue metade no lixo e misture a outra metade com farinha fresca e água. 300g de massa fermentada velha, 2 xícaras de farinha (trigo), 180g de água, 1,5g de sal, 2g de malte. Sove bem e deixe por 5-7 horas morno em temperatura ambiente (cerca de 25-27 ° C). Na melhor das hipóteses, você verá o fermento triplicar de volume no final deste período. Mas não, não, ainda vai inchar. Vamos continuar.
3) Então, 5-7 horas se passaram. É hora de alimentar o fermento. Jogue metade no lixo e misture a outra metade com farinha e água. Não adicione mais malte ou sal. 300g de massa fermentada velha, 2 xícaras de farinha de trigo, 180g de água. Sove e deixe por 17 horas em temperatura ambiente fria (em torno de 15ºC) ou por 7 horas em temperatura ambiente bem quente (28ºC). Ao final deste período de tempo, o fermento quase quadruplicará de volume.
4) Bem, já se passaram 48 horas desde que amassamos o fermento pela primeira vez. É necessário alimentá-lo 2-3 vezes mais antes de colocar massa de pão sobre ele. Alimente a cada 5-7 horas para se certificar de que o fermento levante perfeitamente a massa em 400% em 5-7 horas na sala T a 27-28C. Esses curativos não precisam ser feitos segundo o método de 300g velho + 300g de massa fresca (a partir de duas xícaras de farinha e 80g de água). Nesse estágio, já é possível reduzir drasticamente a quantidade de starter com que você trabalha, bem, para 50-100 gramas, se quiser.
Além disso, a partir deste momento, você pode criar leveduras para diferentes tipos de massa: centeio puro (escuro ou branco), trigo descascado, vários grãos, etc. Basta pegar um pedaço de entrada de massa velha e alimentá-lo por vários ciclos com a farinha que precisamos na futura massa de pão.
O que você não pode fazer é converter o fermento da forma espessa (como massa para bolinhos) em líquida (como massa de panqueca) até que o fermento espesso tenha três dias completos e tenha passado por 4-5 ciclos de renovação. Isso é importante para que tenha a acidez correta, que o protege de ser infectado por microorganismos de que não precisamos.
Assim, dois e meio - três dias depois de amassar o primeiro pão azedo, você tem um excelente fermento para pão e pode colocar a massa do pão sobre ele ou criar uma massa fermentada para armazenamento.
Notas
Este starter também pode ser criado em temperatura ambiente normal de 21 ° C. A esta temperatura, nem o LAB nem o fermento selvagem apresentam vantagens, ou seja, as suas populações no fermento para massa desenvolvem-se aproximadamente à mesma taxa. É muito importante que a temperatura da cultura inicial não seja superior a 27-28 ° C, porque a 27 ° C o número de células de fermento na massa dobra mais rápido - a cada hora. Em temperaturas mais altas - 30-35-40C, a levedura é inibida e começa a morrer.
Todos nós vivemos pessoas normais, com nossas próprias preocupações e empregos. Você não precisa ficar ao lado da massa fermentada com um cronômetro. O horário de alimentação é aproximado. Mais ou menos uma ou duas horas não importa. Em todo caso, ao final do terceiro dia, o fermento estará pronto.
Uma massa fermentada pronta não só sabe como aumentar o volume da massa 4 vezes em 6 horas ou mais rápido (ou seja, em 3 horas, por exemplo, e existem tais massas fermentadas). Ainda deve ter boa acidez. O pH da cultura inicial terminada estará na faixa de 4,4 - 4,6. Se você estiver interessado, meça com papel de tornassol.
O pão Sourdough não tem de ser 100% fermento selvagem com fermento puro e LAB. Na massa de pão de fermento, você pode adicionar fermento de padeiro em uma quantidade de 0,1-0,2% (ou seja, 1,5-3 g de fermento prensado para cada litro de água que entra na massa) no momento de amassar a massa de pão final. Essas pequenas quantidades de fermento de padeiro não afetarão de forma alguma o sabor e a aparência do pão azedo, mas nos permitirão encurtar o tempo de prova dos produtos acabados. O tempo de revisão dos produtos com massa fermentada pura pode levar de 5 a 8 horas.
Ilustrações
Homem-biscoito de vários grãos (de vários tipos de farinha, sementes de linho, etc.) Tem cheiro de maçã
