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Tecnologia de panificação, desde amassar até assar

Do livro "Pão" de Geoffrey HAMELMAN
Jeffrey Hamelman trabalha como padeiro profissional há quase trinta anos.
Durante metade desse tempo, ele foi dono de uma padaria em Vermont. Ele trabalhou como instrutor de panificação em várias escolas de culinária e panificação, e lecionou na França, Alemanha, Canadá, Irlanda, Brasil e Japão. Em 1996, ele foi escolhido como o capitão da equipe de confeitaria dos Estados Unidos, composta por três pessoas e representou os Estados Unidos em Paris na copa mundial du rse de la Boulangerie de panificação. Em 1998, ele se tornou o 76º Padeiro Mestre Certificado nos Estados Unidos. J. Hamelman é Diretor do Centro de Padaria e Aprendizagem da King Arthur Flour Company em Norwich. Vermont. Nesta posição, ele dá aulas mensais em cursos de culinária em sala de aula por uma semana e faz exercícios por três semanas na KingArthur Bakery.

Neste capítulo, cobriremos todas as etapas do processo de panificação - da seleção dos ingredientes ao resfriamento do pão assado, e cada etapa não é apenas importante em si mesma, mas também afeta todas as subsequentes.
Muitos volumes podem ser escritos para cada um dos estágios individuais de panificação, mas é mais importante para o leitor compreender e compreender claramente os aspectos da fabricação de pão que afetam as atividades diárias do padeiro. E embora algumas das informações possam parecer "abstrusas" e científicas demais, tenha em mente que sou um padeiro, não um cientista, e meu objetivo é explicar o que é útil e o que pode ser útil na rotina diária de panificação.
O processo de cozimento pode ser dividido em doze etapas distintas. Às vezes, algumas operações, por exemplo, amassar, podem ser omitidas. Algumas das etapas (como amadurecimento ou revisão final) são bastante simples, enquanto outras (como amassar e assar) são muito difíceis. Lembre-se de que todas as ações do padeiro durante o processamento da massa afetarão inevitavelmente as etapas subsequentes da produção do pão.
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Fase 1. Dosagem de ingredientes

A primeira etapa é a seleção e dosagem dos ingredientes. A dosagem correta e cuidadosa é necessária para obter produtos de qualidade estável, uniformes em forma e tamanho. Ao dosar, também calculamos o rendimento do produto acabado e a precisão da dosagem evita faltas ou muitos produtos. Um fator importante aqui é o custo dos ingredientes. A única maneira de garantir a precisão da pipetagem é por peso, e não por volume, portanto, uma balança confiável e precisa é essencial para todo padeiro.
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Etapa 2. Amassar

O primeiro estágio da mixagem não tem nada a ver com a mixagem em si esta é uma determinação simples da temperatura da água de mistura, que é calculada dependendo da temperatura definida da massa (veja a seção "Cálculo da temperatura ajustada da massa"). Obter um produto homogêneo e estável requer conformidade com muitas condições, incluindo controle de temperatura constante. É melhor gastar alguns minutos calculando a temperatura da água amassada e deixar a massa na faixa de temperatura certa do que morder os cotovelos depois. Depois de determinar a temperatura da água, você pode começar a amassar propriamente dito.

O que acontece em uma máquina de amassar ou em uma tigela onde a massa é amassada à mão é na verdade muito difícil de descrever.Tudo começa no momento em que as partículas de farinha e a água entram em contato e se inicia o processo de mistura. Amassar serve a vários propósitos importantes. A mais simples delas é a distribuição uniforme de todos os ingredientes na massa. É mais difícil descrever a formação de glúten (glúten). No início, as moléculas de proteína da farinha são distribuídas aleatoriamente e podem ser orientadas em qualquer direção. Ao amassar, essas moléculas se transformam em fibras mais ou menos retas, e é esse alongamento e ordenamento dos fios de glúten que dá "força" à massa. Amassar a massa com o correto desenvolvimento de glúten permite que a massa estique bem, não estale e retenha o ar preso e o dióxido de carbono, que se forma durante a fermentação de três leveduras, que por sua vez determina o volume e a cor do pão depois de deixar o forno. Tudo, é claro, é um pouco mais complicado. Na verdade, existem dois tipos de proteínas formadoras de glúten na farinha - glutenina e gliadina, cuja natureza é um tanto oposta.

A glutenina contribui para a formação da estrutura da massa e sua elasticidade, ou seja, aumenta sua resistência à tração. A gliadina, por outro lado, dá elasticidade à massa, ou seja, a capacidade de esticar. A massa requer ambos, e o amassamento correto é necessário para formar simultaneamente elasticidade e firmeza. O equilíbrio dessas duas propriedades permite que a massa resista ao rasgo (seja elástica) e estique sem rasgar (seja esticável). Equilibrar essas duas propriedades viscoelásticas diferentes continua sendo um desafio importante ao longo do processo. Mas, por exemplo, a farinha de centeio tem muito pouca glutenina e mais gliadina e, portanto, os requisitos para sua amassadura e as propriedades da massa de centeio para assar pão de centeio são completamente diferentes do que para a massa de trigo e pão. O método de amassar pão de centeio é discutido em detalhes no Capítulo 6.
Vamos dar um exemplo. Imagine que você precise fazer baguetes rolando pequenos pedaços de massa de cerca de 200 gramas em pedaços de massa de cerca de 60 cm de comprimento e com o mesmo diâmetro em todo o comprimento. Se estiverem muito firmes (o que pode ser causado por pré-prova insuficiente após arredondamento ou usando farinha muito forte com muita mistura), a massa resistirá muito durante a moldagem e muito provavelmente. vai ganhar! Quando você conseguir atingir o comprimento desejado da baguete, a superfície da peça ficará rasgada e irregular, o produto parecerá que precisa urgentemente de um médico ou advogado. Agora imagine que você precise moldar centenas desses espaços em branco! O outro extremo é quando a massa, após a estratificação, fica muito esticável (devido ao amassamento insuficiente da farinha fraca ou devido a uma fermentação preliminar muito longa). Ao mesmo tempo, a massa em si não se parece com ela mesma, como um corpo sem esqueleto, é algo "parecido com um molusco"! Ao amassar não oferece resistência alguma, as peças são planas e sem forma, e assim permanecerão ao serem cozidas.

Falar sobre as moléculas de proteína do glúten é certamente útil, mas nunca vi um padeiro segurando um microscópio enquanto amassava. As sensações das mãos ao amassar a massa e as mudanças na percepção visual e tátil nunca devem ser negligenciadas. Depois de colocar todos os ingredientes da massa na batedeira e ligá-la, a farinha começa a hidratar. Independentemente do tipo de pá de amassar, é muito importante que a velocidade de rotação seja baixa no início. Nesse estágio, a superfície externa dos grânulos de amido é umedecida, os ingredientes se aglomeram e a massa começa a se formar. Depois de misturar os ingredientes, normalmente 2-3 minutos após o início da amassadura, desligue a máquina e experimente a massa ao toque (seria bom provar a massa - se esqueceu de adicionar sal). A massa deve ser pegajosa, “áspera”, bastante líquida, ainda não tem força, maciez ou elasticidade.Mergulhe a mão na massa - ela se partiu livremente, quase sem resistência. É assim que deve ser nesta fase da amassadura, porque aqui é importante para nós a homogeneidade da massa (distribuição uniforme dos ingredientes) e não a sua “força”.

Normalmente, os padeiros novatos nesta fase concluem que a massa está muito líquida e adicionam farinha. No entanto, o que parecia uma massa muito fina no primeiro estágio de amassamento logo (no segundo estágio, durante a formação do glúten) se transformará em uma massa espessa e densa. A adição de farinha no início do lote arruinou muitos lotes de massa. Você pode "sentir" a transformação da massa de uma massa sem forma líquida em uma massa densa e elástica e desenvolvida apenas com as mãos durante todo o processo de amassamento.

Depois de se certificar de que a consistência da massa é normal, continua a fase de amassamento, na qual continua o desenvolvimento do glúten. Normalmente, o misturador é mudado para a segunda velocidade na qual o glúten é bem formado. Toque a massa com a mão - uma massa bem amassada resistirá; já ganhou força, tornou-se elástico, mas macio e um pouco elástico. Alguns padeiros separam um pequeno pedaço de massa e esticam-no em uma película tão fina quanto possível (às vezes referido como um "teste de vidraça"). Esta é apenas uma forma de avaliar a formação de glúten, mas deve-se ter cuidado: se essa película fina for completamente transparente e o glúten estiver totalmente formado, a massa quase certamente ficará “confusa”, muito densa. A formação correta do glúten não significa sua formação completa e, como veremos mais adiante, a duração do amassamento na segunda velocidade e, portanto, o grau de formação do glúten são determinados por muitos fatores. Se o nosso único objetivo é obter o volume necessário de massa, então podemos parar com uma dosagem maior de fermento e formação máxima de glúten na batedeira. Ao mesmo tempo, o volume máximo é uma coisa, mas o bom gosto e o aroma são outra, e os métodos de amassar que proporcionam o volume máximo da massa afetam negativamente o sabor e o aroma.
A cada rotação do corpo amassador, a massa é mexida e o oxigênio penetra nela. A importância da penetração do oxigênio se deve ao fato de estar envolvida no fortalecimento da estrutura do glúten, mas o excesso de oxigênio pode ter um efeito negativo na massa. Muito oxigênio levará a uma mistura excessiva: as ligações do glúten começam a se quebrar, a massa torna-se brilhante e pegajosa conforme a umidade é liberada, a elasticidade diminui e a estrutura geral enfraquece. A oxidação excessiva ocorre antes mesmo de esse ponto extremo ser atingido, resultando em uma deterioração do sabor e do aroma, ou seja, da qualidade geral do pão.

Então, o que um padeiro deve levar em consideração ao amassar a massa? Um extremo é o amassamento de alta velocidade, que maximiza a formação de glúten e amadurece diretamente no amassador devido à captura de oxigênio e às forças máximas de cisalhamento. A massa é tão "forte" quanto possível e a fermentação da massa é quase impossível. Os componentes aromatizantes da farinha - os carotenóides, que também dão à farinha crua sua cor cremosa - são oxidados devido à mistura excessiva. Isso leva à impossibilidade de desenvolver sabor e aroma, um processo muito longo. O outro extremo é uma mistura muito lenta apenas na primeira velocidade mais lenta. O mesmo se observa, por exemplo, ao amassar com as mãos (ou mesmo com os pés, como se faz há muitos séculos). Ao mesmo tempo, uma quantidade mínima de glúten é formada e o estado de oxidação permanece mínimo. A fermentação dura horas, à medida que a massa amadurece, é amassada repetidamente, os carotenóides não se oxidam e o sabor e o aroma do pão são excelentes.Ao mesmo tempo, o volume do pão é relativamente pequeno devido ao processamento físico deficiente da massa.

Existe também uma espécie de "meio dourado": a massa é amassada em uma tigela até o estágio intermediário de formação do glúten. Com o tempo, graças ao amassamento, a estrutura física também se forma (fermentação suficiente). Na batedeira, os carotenóides não são muito oxidados, participam da formação do sabor e do aroma do pão, e o pão acaba tendo um bom volume. Graças a isso, consegue-se um equilíbrio de amassamento preciso sem destruir carotenóides, por um lado, e por outro, uma boa fermentação para obter o máximo possível de sabor e aroma, elasticidade e resistência da massa, além de preservar a qualidade da o produto.

Não há dúvida de que uma massa elástica ("forte") é necessária para obter um bom pão. No entanto, existem opções alternativas para atingir o pleno desenvolvimento da massa na máquina de amassar com as consequências inevitáveis ​​de oxidação excessiva e maturação muito rápida da massa. A fermentação prolongada e a utilização de produtos semiacabados pré-fermentados aumentam a acidez da massa durante a maturação devido à formação de ácidos orgânicos. Uma das vantagens desse aumento da acidez é o endurecimento da estrutura da massa. Outra forma eficaz de fortalecê-lo é amassando a massa, o que tem um efeito rápido e perceptível. É muito importante compreender a relação entre o grau de amassamento, elasticidade ("força") e o grau de fermentação da massa. Tal como acontece com outros aspectos da panificação, é muito difícil quantificar os parâmetros necessários aqui porque os limites são amorfos e flexíveis. Observando cuidadosamente o progresso da mistura e seus resultados (ou seja, as propriedades da massa resultante), o padeiro pode adquirir habilidades práticas e uma compreensão empírica de causa e efeito.

Duração da mixagem

Como a duração do lote depende de muitos fatores, considere alguns deles.
Tipo de máquina de amassar... Nos Estados Unidos, os padeiros profissionais são mais populares com amassadeiras espirais, misturadores planetários e máquinas com amassadeira inclinada, e na culinária doméstica prevalecem os misturadores de mesa, semelhantes em princípio aos misturadores planetários. Diferentes tipos de misturadores diferem não apenas no número de rotações por minuto em certas velocidades - o tipo de corpo de amassamento também atua na massa de maneiras diferentes. Os misturadores com corpo de amassar em espiral são altamente eficientes e formam a massa de forma relativamente rápida, sem oxidação excessiva. Ao mesmo tempo, devido à sua alta eficiência, conseguem criar um amassamento excessivo da massa em pouco tempo, por isso é necessário trabalhar com muito cuidado e monitorar atentamente a duração do amassamento. As batedeiras com corpo inclinado para amassar trabalham um pouco mais devagar e com mais suavidade (quando acompanho o trabalho, sempre me parece que ainda vejo dois velhos padeiros de pé frente a frente sobre uma tigela de massa e amassando as mãos, imersas na tigela para os cotovelos) ... Como no misturador em espiral, a tigela na qual o corpo inclinado amassador está imerso gira em conjunto. dele. Sob a influência desse processamento, apesar do modo suave, mais oxigênio é absorvido pela massa do que nos misturadores em espiral, então um dos problemas aqui é a possibilidade de oxidação excessiva da massa. Em misturadores planetários, o corpo de amassamento é baixado verticalmente na tigela fixa de cima. Tais misturadores são legitimamente considerados universais (multifuncionais), uma vez que, ao contrário dos misturadores espirais e misturadores de massa com um corpo de amassar inclinado, em um misturador planetário, não apenas um gancho, mas também uma espátula ou um batedor podem ser instalados como corpos de amassar, de modo que você pode amassar a massa para uma ampla variedade de produtos - de biscoitos a biscoitos. Embora sejam completamente ineficazes como misturadores de padaria, eles ainda podem fazer massa para um pão excelente.Ao trabalhar com um misturador de tipo forte, é importante saber sua rotação em diferentes velocidades. É igualmente importante calcular o coeficiente de fricção neste tipo de equipamento (para mais detalhes ver "Cálculo da temperatura nominal da massa").
A quantidade de massa na tigela. Uma vez pensei que a massa forma mais rápido se encher não metade, mas três quartos da tigela (tigela), mas me enganei. Com efeito, quanto maior for a massa, maior será a sua massa, o que significa que durante a amassadura a massa fermenta mais rapidamente. Porém, na realidade, quanto menos massa na tigela, mais rápida é a formação de glúten. Tomemos uma amassadeira com capacidade de 70 kg. Vamos fazer duas massas para amassar: primeiro cerca de 20 kg e depois cerca de 50 kg. Durante a primeira amassadura da massa, uma proporção maior da massa total da massa é processada em uma revolução do corpo de amassar do que ao amassar a segunda. Como resultado, o glúten se forma mais rápido com menos massa.
Hidratação. Hidratação é a proporção de água na massa em relação à quantidade de farinha. Qual massa se forma mais rápido - mais úmida ou mais seca? Uma massa muito seca (hidratação não superior a 60%) não tem umidade suficiente para o grau necessário de hidratação da farinha e leva mais tempo para o glúten se formar. Em massas muito úmidas (hidratação acima de 72%), o glúten também se forma lentamente, pois o alto teor de umidade o torna difícil. Portanto, se uma massa com 66% de hidratação requer 3 minutos de amassamento na segunda velocidade, então para o mesmo desenvolvimento de glúten em uma massa com mais ou menos hidratação, é necessário um amassamento mais longo.
Tipos de farinha. Na farinha de centeio, as propriedades de formação de estrutura são muito menos pronunciadas do que no trigo - ela pode ser amassada o dia todo sem atingir o mesmo desenvolvimento de glúten que na farinha de trigo. Na verdade, os requisitos para amassar a massa de farinha de centeio são completamente diferentes (ver Capítulo 6). Ao amassar uma massa com farinha de trigo integral, partículas mais grossas de farinha com seus cantos parecem "furar" a estrutura do glúten, o que aumenta um pouco o tempo de amassamento da massa. As farinhas branqueadas possuem características próprias. A farinha branqueada com alto teor de glúten requer um tempo de amassamento mais longo do que a farinha branqueada com baixo teor de glúten, pois no primeiro caso leva mais tempo para formar glúten. Farinha de variedades de trigo mole, por exemplo, confeitaria, geralmente raramente forma glúten e, se o fizer, com o amassamento excessivo, ela se desintegra rapidamente. Apesar de existirem formas bastante eficazes para melhorar as propriedades de panificação da farinha fraca (por exemplo, adicionar mais fermento, mais amassar, aumentar a duração da fermentação), é sempre recomendado selecionar com cuidado e cuidado a farinha desejada.
A presença de outros ingredientes. Quando as gorduras são adicionadas (na forma de manteiga ou óleo vegetal, ovos, etc.), elas envolvem os filamentos do glúten e retardam sua formação. Conforme a dosagem de gordura aumenta, o tempo de amassamento necessário também aumenta. É por isso que a massa para produtos como brioches, em que a proporção de manteiga é de 40 a 70% do peso da farinha, deve ser totalmente amassada antes de adicionar a manteiga. O açúcar amolece a estrutura do glúten e, à medida que sua dosagem aumenta, a duração do lote também deve aumentar. Por fim, ao adicionar grãos ou flocos (fritos, crus ou demolhados) à massa, eles vão "furar" a estrutura do glúten e, portanto, o tempo de amassamento deve ser aumentado.
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Fase 3. Fermentação da massa

Imediatamente após desligar a batedeira, começa a fermentação da massa. Todo o oxigênio da massa é aproveitado pelo fermento em poucos minutos e a fermentação ocorre de forma anaeróbia, ou seja, na ausência de oxigênio. Via de regra, o processo de fermentação é iniciado pelo fermento natural de uma cultura pura disponível para o padeiro, que é adicionado à massa durante a amassamento para iniciar a fermentação ou como uma massa à base de fermento (massa líquida, massa madura patefermentee), ou adicionando fermento de padeiro à massa ou uma combinação dos métodos anteriores. É durante esta fermentação da massa que se forma a maior parte do sabor e do aroma do pão.Desnecessário dizer que a introdução, neste estágio, de substâncias que aceleram artificialmente seu curso, por exemplo, melhoradores de pão, culturas iniciadoras secas ou misturas prontas para padaria, tem um forte efeito negativo sobre a qualidade do pão.

De grande importância para o desenvolvimento do sabor e aroma do pão é a formação de ácidos orgânicos durante a fermentação da massa, que não só participam na formação dessas características, mas também têm um efeito fortalecedor na estrutura da massa, dessa forma participando ativamente de sua formação. Uma vez que os ácidos orgânicos são formados de forma bastante lenta (pode levar várias horas antes que o aroma de pão desejado seja formado), o uso de uma massa que amadureceu por muitas horas e já contém uma grande quantidade dos ácidos orgânicos necessários parece ser bastante maneira eficaz de realçar o sabor e o aroma do pão. Outro resultado da fermentação é a formação de gás dióxido de carbono, um subproduto da levedura. Este gás está presente na fase líquida da massa no estado dissolvido e permanece nela até que a temperatura da massa aumente durante o cozimento. Então, o dióxido de carbono dissolvido passa para o estado gasoso, se expande, aumenta o volume da peça de trabalho no forno e evapora.

A fermentação pode ocorrer na faixa de temperatura de 0 a 50 ° C, mas em certas faixas de temperatura, denominadas ótimas, é mais ativa. Para a massa de trigo, a temperatura ideal de fermentação é 24-26 ° C, para o centeio é pelo menos 3 ° C mais alta. A atividade de levedura e a formação de gás atingem o máximo em temperaturas ligeiramente acima das indicadas - acima de 27 ° C. No entanto, a formação de gás não é de forma alguma o único propósito da fermentação, e não se deve esquecer a formação de sabor e aroma. Como regra, as temperaturas ótimas para a formação de compostos aromatizantes na massa são um pouco mais baixas do que as temperaturas ótimas para a formação de gás. Para o pão de trigo, a temperatura na faixa de 24-26 ° C é balanceada: proporciona tanto a formação de aromatizantes quanto a formação do volume do produto, e não em detrimento uma da outra.
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Estágio 4. Treino

Até recentemente, os padeiros americanos eram ensinados, conforme a massa aumentava, a abaixá-la uma ou duas vezes, chutando-a com os punhos. Apesar da importância dessa operação, ela é apenas parcialmente eficaz. Em contraste com esse "amassar", amassar a massa é muito mais eficaz e, na verdade, uma técnica de cozimento muito importante que muitas vezes é subestimada. É a amassadura certa na hora certa que distingue um pão de alta qualidade de um pão de média qualidade. Por que isso está acontecendo?

Em primeiro lugar, é importante como amassar a massa. Polvilhe farinha em sua bancada, um pouco mais do que você acha que é necessário. Esta farinha "extra" não vai entrar na massa, pois vai esfarelar. Se houver menos farinha na mesa do que o necessário, a massa grudará na mesa durante a amassadura e a superfície da massa "quebrará". Desnecessário dizer que isso não o torna atraente. Em seguida, despeje a massa sobre uma bancada de trabalho de forma que o topo da massa “espalhe” um pouco sobre a superfície enfarinhada. Agora pegue pela borda (por exemplo, a esquerda), levante cerca de um terço do pedaço e pressione firmemente contra o resto da massa. Com os dedos abertos de ambas as mãos, esmague a massa para que saia gás. Não tente retirar todo o gás formado durante a fermentação, basta retirá-lo. Em seguida, levante cerca de um terço do pedaço do lado direito e pressione-o no centro do resto da massa, sobrepondo ligeiramente a linha da primeira pilha, e aperte novamente para remover o gás. Antes desta hora e de todas as operações subsequentes de amassamento, certifique-se de que toda a farinha foi varrida do topo da massa. Deve tentar com todas as suas forças para que esta farinha não penetre na massa, caso contrário aparecerão tiras cinzentas não cozidas no pão assado.e vestígios de farinha darão ao pão uma aparência pouco atraente e não terá um sabor melhor. Depois de amassar a borda direita, pegue a massa pela borda mais distante de você, levante cerca de um terço da peça e amasse na sua direção, formando o restante da massa. A última operação desse tipo de perfuração é amassar da mesma forma a terça parte da massa mais próxima de você no centro do resto. Depois de amassar este quarto lado, vire a massa sobre a mesa de trabalho de forma que as dobras fiquem para baixo, passe as mãos pelos cotovelos sob a massa à esquerda e à direita, levante-a e coloque-a na tigela de massa. Mover pedaços de massa de 20-30 kg desta forma é relativamente fácil, o que geralmente é feito, mas porções de massa mais pesadas, é claro, são mais difíceis de misturar - neste caso, peça ajuda a seu parceiro ou use recipientes com menos espaço para o massa.

Depois de amassar a massa, sua superfície superior ficará plana e lisa, e os traços ("costuras") da amassadura permanecerão na superfície inferior. Desde a primeira operação de amassar até que a massa entre no forno, as superfícies superior (lisa) e inferior (com costuras de amassamento) da massa permanecerão na mesma orientação. Não importa quantas operações de amassamento você execute, a parte superior da massa sempre será a parte superior e a parte inferior será a parte inferior; esta orientação é mantida durante a divisão e pré-arredondamento da massa, bem como durante a conformação final. Você pode imaginar que a massa (pela massa total ou já dividida em pedaços separados) tem um eixo próprio, como aquele enorme pão com os pólos Norte e Sul, em que vivemos.

Ao fazer o treino certo, garantimos três coisas importantes. Primeiro, removemos o dióxido de carbono da massa. Se o excesso de gás carbônico produzido pela levedura não for removido periodicamente, a fermentação não ocorrerá de maneira adequada. A operação de remoção do dióxido de carbono pode ser realizada com o método tradicional americano de “amassar”, mas é menos eficaz do que amassar. Em segundo lugar, ao amassar, equalizamos a temperatura da massa, o que pode ser muito útil. Se você trabalhar com massa fria em uma sala quente, a superfície externa da massa aquece mais rápido do que as camadas internas e, ao amassar, equalizamos essas temperaturas pressionando a camada externa, mais quente, para dentro, na parte mais fria. Por outro lado, se você trabalhar com massa quente em uma sala fria, a temperatura da massa se igualará da mesma maneira. Em terceiro lugar, a correta execução da amassadura ajuda a fortalecer a massa, o que é de grande importância para ela. Ao amassar, os fios de glúten são esticados e ordenados, e instantaneamente sentimos como a massa fica mais densa e forte.

Quando aquecer
A próxima e mais importante questão ao considerar um treino é quando fazê-lo? Como já observamos, para preservar os componentes aromatizantes da massa e evitar a oxidação excessiva, intencionalmente demoramos menos para amassar do que o necessário para a formação completa do glúten. Compensamos este pequeno "sub-amassado" com uma amassadura correta, aumentando assim a resistência da massa. Mas com que frequência você precisa esmagar a massa? Depende do tipo de massa, da força necessária e da duração da fermentação antes da divisão em pedaços de massa. Abaixo estão algumas considerações importantes.

Massa (especialmente feita com fermento de padeiro, que vagueia por mais de uma hora e meia, deve ser misturado pelo menos uma vez, para remover o dióxido de carbono.
Massa feita com grande quantidade de farinha pré-fermentada (mais de 35%) geralmente acaba sendo forte o suficiente (devido às propriedades de fortalecimento dos ácidos formados no produto semi-acabado pré-fermentado), de forma que muita batida afeta negativamente a qualidade do pão acabado. Se a massa ficar muito forte, então sua extensibilidade diminui, com uma massa assim é difícil conseguir uma subida completa do produto no forno.Isso contradiz diretamente a afirmação de que apenas proteínas e "força" são importantes para farinha e massa - não há dúvida de que, quando uma massa é muito forte, sua extensibilidade se deteriora.
Massa de farinha leve é melhor submetê-lo a mais exercícios.
Massa de alta hidratação também é melhor amassar várias vezes. Uma boa ilustração dos benefícios do amassamento extra é o pão de ciabatta, que fica entre 75% e 85% hidratado (o peccarimacho real consegue até 90% de hidratação - mas nunca mais). Quanto mais operações de amassamento, mais volumoso fica o pão acabado.
Massa com um curto período de fermentação, por exemplo, para o pão de centeio com massa fermentada, não requer amassamento de forma alguma, uma vez que contém pouco glúten e a estrutura da massa não pode ser melhorada amassando.
Uma massa de natureza fortepor exemplo, para produtos de panificação como a chalá, não requer amassamento, pois já é forte o suficiente imediatamente após a amassamento. Porém, se a fermentação da massa durar mais de uma hora, é aconselhável efetuá-la.
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Etapa 5. Dividindo a massa

Após o término do período de fermentação, a massa é dividida em pedaços separados. Existem muitas maneiras de dividir mecanicamente a massa - desde o uso de divisórias hidráulicas, como resultado do qual muito gás é liberado da massa, até divisores de massa mais modernos, que funcionam de forma mais suave, mas são muito caro. Naturalmente, a divisão mecânica da massa é muito mais rápida do que a divisão manual. Ao mesmo tempo, pode-se argumentar que a “maciez” da divisão manual da massa permite obter pão de melhor qualidade. Para realizar a tarefa de dividir a massa, você precisa de facas de metal, balanças e mãos habilidosas. A velocidade também não é de pouca importância, principalmente quando é necessário preparar rapidamente dezenas de pedaços de massa, evitando a oxidação excessiva da massa. Freqüentemente, polvilhar a superfície de trabalho e as mãos com farinha, que as seca, ajuda a acelerar o processo de divisão e dividir a massa se torna mais fácil e rápido. Se a massa aderir às mãos ou escamas, a velocidade de divisão é reduzida e a superfície da massa torna-se irregular. Ao dividir a massa em pedaços com o peso necessário, é útil cortar os pedaços o mais próximo possível do tamanho desejado. Isso quase sempre exigirá pequenos ajustes - adicionando ou removendo pequenos pedaços de massa. No entanto, tente evitar o aparecimento de pedaços compostos por muitos pedaços pequenos de massa - um pedaço sólido é melhor do que um pedaço de muitos pedaços pequenos.
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Etapa 6. Arredondamento preliminar de espaços em branco

Depois de dividir a massa em pedaços da massa desejada, eles recebem a forma desejada, o mais idêntica possível. Esta pré-moldagem "organiza" os pedaços de massa, tornando a moldagem final mais simples e fácil. Para a maioria dos tipos de pão, os pedaços de massa são ligeiramente arredondados. A moldagem final é realizada após as pré-formas estarem suficientemente assentadas, pelo que a proximidade das pré-formas à forma final desejada dos pães determina o tempo de moldagem final, que é o que os padeiros usam. Por exemplo, se por algum motivo de produção for necessário realizar a moldagem final mais rapidamente, então, na fase de arredondamento preliminar, eles são limitados a um processamento bastante fácil da massa. Se, entre a moldagem preliminar e final das folhas, você ainda precisa dividir, amassar ou carregar outra massa no forno, então é melhor usar um processamento mais grosso e mais intensivo, pois a massa terá mais tempo para assentar antes a modelagem final.

Coloque os pedaços de massa pré-formados sobre uma superfície enfarinhada ou pranchas de madeira. Os pedaços de massa devem ser colocados sequencialmente, com um determinado número de pedaços em cada fila.Isso simplifica o cálculo do rendimento da massa (é sempre mais fácil multiplicar 6 peças em uma fileira por 10 fileiras do que contar 60 peças separadamente). Além disso, esse empilhamento ordenado dos pedaços de massa permite que a moldagem final seja realizada na mesma sequência em que foi realizada a pré-moldagem, ou seja, a duração da massa para os pedaços individuais será aproximadamente a mesma.

Alguns padeiros colocam as pré-formas na superfície de trabalho com costura para baixo, enquanto outros, pelo contrário, costura para cima. Embora isso realmente não importe, vale a pena discutir as duas opções. Os usuários da emenda fazem isso para melhorar a planura da massa, e a pré-forma mantém melhor sua forma quando a emenda é feita; já que a costura no topo da peça tende a "borrar" um pouco. Nunca encontrei problemas com um leve “sangramento” da costura, e prefiro colocar os blanks de lado a lado, já que normalmente tenho que trabalhar com centenas de blanks diariamente, ou seja, eles são constantemente divididos e moldados. Antes de colocar as peças de trabalho, a superfície de trabalho da mesa é polvilhada com farinha, e muitas vezes há menos farinha em um lado da peça e mais no outro. Ao empilhar com a costura para cima, evito colocar farinha de baixo para dentro do pão durante a moldagem. Freqüentemente, quando colocado com a costura voltada para baixo, parte da farinha do aterro penetra na peça de trabalho durante a moldagem final e vestígios de farinha permanecem no produto acabado.

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Estágio 7. Dormindo
Para a massa (mas não para o padeiro!) Este é o estágio passivo. O padeiro ainda tem muitas horas de trabalho árduo antes de descansar. Os pedaços de massa pré-formados são recobertos por uma densa folha de polietileno (se a cura for realizada em armários fixos) ou filme de vinil (se a cura for realizada diretamente nas camadas do carrinho), dobrando suas extremidades e fixando-as sob os correspondentes nível. Como já observamos, o período de tempo é determinado por quão fraco ou forte foi o tratamento de pré-moldagem.
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Estágio 8. Moldagem

Pedaços de massa arredondados ou oblongos, pedaços em forma de baguete e algumas formas menos comuns de produtos do tipo fendu, cuja superfície é perfurada com um dispositivo especial, pedaços de forma triangular e todas as suas outras variedades aparecem como resultado da moldagem final de pedaços de massa pré-formados (as peculiaridades de formar pedaços de uma forma específica são discutidas no Capítulo 3). Após a conformação, os blanks são colocados em cestos especiais, entre as dobras da panela, em formas de metal ou em folhas. Repetimos mais uma vez que para evitar o ressecamento, as superfícies das peças devem ser cobertas. Para isso, são convenientes os chamados provas de retardador, que são provas finais com temperatura e umidade ajustáveis. Caso não estejam presentes, deve-se escolher com cuidado um cômodo da padaria com regime de temperatura e umidade adequados e cobrir os espaços em branco com um pano, filme plástico ou folha.
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Etapa 9. Revisão final

A revisão final é a etapa entre a formação dos pedaços de massa e seu carregamento no forno. Uma vez que o sabor e o aroma do pão são determinados principalmente pela amassadura correta, o uso de fermento ou massa (se necessário), a duração da fermentação da massa e a qualidade do cozimento, o papel principal da fermentação final é garantir o grau necessário de crescimento da massa. O aumento excessivo ou insuficiente da massa tem um efeito negativo sobre a aparência e outras propriedades organolépticas do pão. Como regra, a massa do pão não deve crescer 100% no início do cozimento. Se uma pessoa perder 100% de peso, apenas o nariz permanecerá; Da mesma forma, depois de aumentar o volume da massa durante a fermentação antes de assar, a massa do pão cai em 100%.O aumento exato da massa durante a fermentação é muito difícil de quantificar, pois há muitas variáveis ​​a serem consideradas no processo, mas o aumento aproximado no volume da massa deve ser 85-90% do volume do produto final. Se você monitorar constante e cuidadosamente cada pedaço de massa, muito em breve os olhos e as mãos do padeiro assimilarão corretamente o grau necessário de crescimento da massa e os parâmetros correspondentes.
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Estágio 10. Notching

Certos tipos de produtos de panificação, como ciabatta, pão entrançado, fendu (pão francês do campo) e alguns pães de forno, são colocados no forno sem entalhar os pedaços de massa. Mas a maioria dos pedaços de massa é cortada com uma lâmina afiada antes de assar. Graças a estes cortes, enfraquecemos deliberadamente a parte superior da peça a trabalhar, o que nos permite regular o aumento do volume do pão no forno. Na ausência de um corte (cortes), é mais difícil para o pão aumentar seu volume, e o pedaço de massa nas zonas mais fracas de sua superfície pode estourar (como uma roda de bicicleta arrebenta no ponto de um furo ou defeito de borracha) , o que causa defeitos na forma do produto. Os produtos de confeitaria tipo baguete são cortados de forma tradicional e praticamente inalterada, enquanto outros itens podem ser cortados de formas quase infinitas, dando ao produto não apenas uma aparência única, mas também pode servir como marca registrada para o padeiro ou padaria.

Naturalmente, não existem regras sobre como cortar pedaços de massa. Na prática, você verá rapidamente por si mesmo qual é o efeito de cortar de maneiras diferentes em diferentes tipos de produtos. Se a peça estiver fraca (seja por muito levantamento, ou simplesmente pela sua natureza, por exemplo, se a receita incluir uma grande quantidade de farinha de centeio), é melhor fazer pequenos cortes, pois devido à relativa fraqueza do Nas laterais do pão, cortes profundos são mais propensos a forçar o pão a "espalhar-se" e ficar mais achatado, e não subir. Por outro lado, é melhor cortar folhas "fortes" suficientemente profundas com um grau ideal de crescimento da massa na hora de colocar no forno, pois esses cortes se dispersarão perfeitamente no forno.
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Estágio 11. Cozimento

É improvável que uma espiga de trigo voltada para o sol e banhada por uma leve brisa • leve (e também visitada por insetos, infectada por um fungo e batida por granizo e geada) esteja esperando impacientemente que ela se transforme em um pão de trigo . E, no entanto, não posso deixar de sentir que um pão acabado é a conclusão perfeita da jornada do grão do campo ao forno. Uma grande parte da cultura, civilização e história humanas está tecida na história dos grãos; durante séculos, a própria existência do homem dependeu quase completamente dos grãos. Tanto trabalho foi gasto no cultivo, proteção e processamento de grãos em alimentos que é muito difícil imaginar nossa vida sem ele. Sim, claro, há arroz e outros cereais, há milho, mas o trigo penetrou muito mais profundamente nas esferas física e psicológica da vida humana. Seja como for, deixando de lado os aspectos culturais e mitológicos e até mesmo a necessidade de alimentação, o pão assado só se obtém depois que o padeiro coloca sua massa no forno e a sujeita a todas as últimas transformações. Via de regra, no momento do carregamento no forno, a temperatura da massa é de 21-27 ° C. Quando levada ao forno quente, a massa sofre importantes alterações físicas, biológicas e enzimáticas. Os primeiros sinais visíveis podem ser atribuídos ao fenômeno denominado "subir no forno" ("pular no forno"), ou seja, a última etapa da fermentação (ver encarte a cores, foto 7). Na fase inicial de cozimento, ocorre uma intensa fermentação do fermento, acompanhada pela formação de gás carbônico e álcool etílico. Esses gases se expandem conforme a temperatura da massa aumenta e a massa começa a subir no forno.Esta etapa não dura muito, porque a uma temperatura de cerca de 60 ° C a levedura morre. O fermento produziu os mesmos gases durante a fermentação principal da massa, mas eles permaneceram dissolvidos na fase líquida da massa. A segunda fase, mais notável, da subida da massa no forno está associada ao aquecimento e expansão desses gases arrastados, aumentando assim significativamente o volume do pão. Nesse estágio inicial, as enzimas ainda são altamente ativas, especialmente na superfície da massa, onde convertem o amido em substâncias semelhantes ao açúcar (dextrinas), que estão envolvidas na formação da cor posteriormente no cozimento. A uma temperatura de cerca de 50 ° C no interior da massa, as bactérias morrem e, além disso, a esta temperatura, o amido da farinha de centeio começa a gelatinizar (para possíveis consequências indesejáveis, ver o texto da pág. 60 sobre a farinha de centeio) .

Durante a cozedura, o amido da farinha absorve a humidade, incha e adquire brilho (durante a amassadura, apenas a superfície exterior dos grânulos de amido é humedecida, mas posteriormente, sob a influência do calor do forno, a humidade penetra nos grânulos). Em temperaturas de 60-70 ° C, os grânulos de amido inchados começam a gelatinizar e contribuem para a formação de migalhas. A uma temperatura de cerca de 60 ° C, quando todo o gás dióxido de carbono já foi liberado, o aumento no volume do pão diminui. Nesse momento, a atividade da amilase atinge seu máximo, e a uma temperatura de cerca de 63 ° C o glúten (glúten, que era mole e não tinha uma estrutura rígida ao carregar a massa no forno) começa a se esticar e aumentar de tamanho até a uma temperatura de cerca de 75 ° C não termina a sua coagulação e não forma uma estrutura em migalhas. À medida que a temperatura interna da massa aumenta, a atividade das enzimas e a gelatinização do amido, respectivamente, diminuem e, a uma temperatura de cerca de 90 ° C, param totalmente.

crosta - esta é a única parte do pão, cuja temperatura é superior a 100 ° C, pois a temperatura do miolo raramente atinge este nível. A uma temperatura superficial de 100 ° C, uma crosta começa a se formar e uma cor começa a se formar, o que se deve à ocorrência da reação de formação de melanoidina (Maillard) - um complexo de mudanças químicas que levam ao escurecimento da crosta de pão ou, por exemplo, um pedaço de carne grelhada. Os produtos dessa reação também estão envolvidos na formação do aroma do pão cozido. A reação de formação da melanoidina ocorre durante o aquecimento e na presença de umidade, proteínas e açúcares redutores, ou seja, todas aquelas substâncias que estão presentes no pedaço de massa no momento do carregamento da massa no forno. Nessas temperaturas, formam-se aldeídos e cetonas, que também contribuem para o sabor e o aroma do pão cozido. A reação de formação do melanoide é completada a uma temperatura de cerca de 177 ° C. Os processos de caramelização também estão envolvidos na formação da cor e do sabor da crosta do pão, que ocorrem na faixa de temperatura de 150-200 ° C.

Perda de umidade no pão cozido
O pão cozido sempre pesa menos que a massa, já que a evaporação da umidade da massa fica entre 10 e 20%. Vários fatores afetam o teor de umidade do pão cozido, a saber:
peso da massa: quanto maior a peça, menor a porcentagem de perdas em porcentagem do peso inicial;
a forma da porção de massa e a relação crosta: miolo: produtos alongados com uma crosta maior, como baguetes, têm uma alta relação crosta: miolo e perdem significativamente mais umidade do que tarugos de mesma massa de formato redondo ou oblongo; o pão moldado perde menos umidade do que os produtos do mesmo peso, assados ​​diretamente na lareira de pedra do forno;
tempo de cozimento: é claro que quanto mais tempo dura o cozimento, maior é a perda de peso, porém, o cozimento completo permite obter um sabor mais rico do pão, que muitas vezes é subestimado;
temperatura: em temperaturas mais altas no forno, o pão assa mais rápido e a perda de peso total por evaporação é menor do que quando se assam pedaços de massa de mesmo peso e formato em temperaturas mais baixas do forno;
tipo de forno: fornos de tijolos a lenha, fornos a vapor, fornos rotativos e fornos não a vapor para assar pizza têm efeitos diferentes na evaporação de umidade, embora a temperatura do forno, o tamanho e a forma dos pedaços de massa e o grau de cozimento tenham um efeito geral maior nas perdas de umidade do que o tipo de forno usado.
Admin

Estágio 12. Resfriamento

Do ponto de vista técnico, o pão começa a envelhecer assim que sai do forno. No mesmo sentido, podemos dizer que as pessoas e todos os seres vivos começam a morrer no momento de seu nascimento. Na verdade, a qualidade do pão é maior quando acabado de ser retirado do forno. Se o pão ruim for comestível apenas quando quente (se for comestível), o melhor sabor e aroma de um pão bom só serão alcançados depois que ele for completamente resfriado. A migalha quente permanece pastosa e o sabor e o aroma não são expressos. Alguns produtos assados, como o pão de centeio, atingem sua melhor qualidade somente depois de algumas horas, pois seu aroma deve se desenvolver totalmente e "estabilizar" após o resfriamento. O pão de centeio e de centeio com uma elevada proporção de farinha de centeio requer 24 a 48 horas de envelhecimento após a cozedura para estabilizar o miolo e desenvolver totalmente o sabor e o aroma. Ao mesmo tempo, o miolo perde suas propriedades de borracha, e o sabor e o aroma amadurecem e estão totalmente formados. Esse pão permanece fresco por vários dias.
yulichka2014
E se você "bater" a massa com uma pá de madeira (não quero comprar uma máquina de pão), como uma massa para torta, qual é o resultado? Ou você só precisa usar as mãos (sou um padeiro iniciante. Faço isso e aquilo. O pão é obtido de acordo com receitas diferentes e "de maneiras diferentes" (a experiência é um ganho)).
yulichka2014
Sim, eu também uso só fermento de centeio, rejuvenescer com grão integral, depois faço uma massa. Tudo sobe, coze, mas a impressão é que fica úmido, com azedume, embora só se use farinha de trigo na massa (farinha integral com panificação). Talvez eu seja autoritário? ou não se mexendo? (massa e massa ficam com mais frequência na geladeira, chego em casa do trabalho e na "briga"))
Admin

É melhor amassar a massa em um processador de alimentos com amassadeira - uma massa ótima! Assista aqui https://mcooker-ptm.tomathouse.com/index.php@option=com_smf&topic=138203.0, e se você estabelecer uma meta de assar pão em casa e no forno, ficará confuso com uma batedeira.

Pão molhado - muito líquido na massa ou não cozido! É melhor verificar a prontidão de assar pão no forno com uma sonda de temperatura https://mcooker-ptm.tomathouse.com/index.php@option=com_smf&topic=4648.0

O pão azedo pode ser da massa azeda errada - não está maduro ou tem uma camada grande na massa.
elena-ensolarada
Admin, diga-me, é verdade que qualquer pão cozido no KhP é como uma esponja? ou seja, sólido, como em uma loja, não vai funcionar na HP? Desculpe se a pergunta é estúpida
Admin

A resposta é simples: o que colocamos é o que obtemos! Qualquer pão que você precisa aprender a assar
elena-ensolarada
Obrigado, então há esperança de aprender a fazer pão duro, não gosto de "esponjas" ...
Admin
Citação: sunny-elena

Obrigado, então há esperança de aprender a fazer pão duro, não gosto de "esponjas" ...

Sim, não tem problema: reduza a quantidade de líquido de acordo com a receita e pegue um tijolo
Nolas
Olá Admin. Por favor, diga-me, no fórum existem modos de cozimento em algum lugar (sequências de operações: amassar, levantar, etc.) com uma repartição por tempo para um determinado tipo de pão. Pelo menos para os principais tipos - branco, centeio, francês, grão integral, massa fermentada. Classicamente correto. O que deve ser seguido no início do domínio da técnica.
Admin

Essas dicas estão na seção Noções básicas de amassar e assar. CONTEÚDO DA SEÇÃO "NOÇÕES BÁSICAS PARA AJUDAR E ASSAR" Muita informação, você precisa trabalhar com texto.

Você pode ver minhas receitas, eu sempre descrevo detalhadamente a receita e abordagem da massa, todas as etapas, e cozimento https://mcooker-ptm.tomathouse.com/index.php@option=com_smf&action=profile

Pergunta: qual método de cozimento você escolheu? X / fogão ou forno?

Também há muitas informações nos tópicos do autor sobre pão de fermento Pão de fermento de trigo
Escolha uma receita, veja a tecnologia descrita pelo autor e faça perguntas.
Nolas
Admin, obrigado. Sim, claro, eu li, é mais ou menos claro no fermento de trigo. Para outras questões. Para uma máquina de pão. Simplesmente em meus programas, estranho na duração das operações. Temos que sair.
Admin

Você precisa se adaptar a qualquer fogão x / e fazer amizade com ele.Passe muito tempo ao lado dela, observe o processo, anote todas as etapas, tire fotos, depois compare os resultados e tire conclusões, tente entender os programas. Por exemplo, eu fiz apenas isso uma vez

Confira esses tópicos e comece CONTEÚDO DA SEÇÃO "NOÇÕES BÁSICAS PARA AJUDAR E ASSAR" AULAS MESTRES PARA TRICAR A Massa (CAIXAS)

E posso entender os processos no x / fogão neste tópico ENTENDENDO O PÃO NO PÃO CASEIRO especialmente o tópico ENTENDENDO O PÃO NO PÃO CASA # 6

Boa sorte!
Nolas
Admin, foi assim que comecei, até agora tudo está dando certo, mas gostaria de não violar a tecnologia, e minha máquina de pão tem :)

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