Meninas, leiam à vontade, informações bastante interessantes, a história das panelas elétricas e do nosso Parenki.
Fogão lento (também "fogão lento", "fogão longo", "samovar", "cozinhar") - Caçarola de cerâmica de paredes grossas instalada em uma caixa com aquecimento elétrico programável, projetada para cozinhar pratos a uma temperatura relativamente baixa. Como um fogão russo, o aquecimento é realizado não apenas por baixo, mas também pelas laterais da panela.
Segundo a descrição de L. Narga, a ideia da panela elétrica vem da panela para cozinhar o feijão, conhecida desde a antiguidade.
Na Nova Inglaterra, o feijão foi deixado no forno durante a noite desde o século 18; O cozimento lento dos grãos permitiu que eles absorvessem o sabor dos aditivos (como bacon ou melaço), e o prato resultante sobreviveu até hoje como feijão de Boston.
As circunstâncias exatas do primeiro aquecimento elétrico da panela são desconhecidas. Em 1936, o inventor Irving Naxon, de Chicago, patenteou uma das variantes e tentou produzi-la com o nome inglês. Fogão multifuncional de feijão Naxon. A tentativa não teve sucesso, mas a empresa inglesa.A Naxon Utilities Corporation foi comprada por Rivel, que em 1971 criou o fogão lento que rapidamente se tornou popular sob a marca inglesa. Panela de barro. 1974 viu a introdução de um design moderno, com um tanque de cerâmica separado para facilitar a limpeza do dispositivo.
Na década de 1980, na URSS, o fogão lento Parenka foi produzido pela fábrica de máquinas de Sverdlovsk em homenagem a MI Kalinin, o manual de uso foi escrito por Pokhlebkin e ainda é usado como um guia para fogões lentos.
O conhecido especialista em culinária V.V. Pokhlebkin traça as origens do fogão lento a uma panela em um forno russo.
As pessoas sofriam com a vida agitada, com as tensões no trabalho e com a incapacidade de estabelecer a tempo uma alimentação regular e barata, sem recorrer a um serviço de alimentação bastante vulgar e sem gosto. Ou seja, esses problemas foram resolvidos não acelerando o preparo de alimentos ou aquecendo água para chá e café, como acreditavam as pessoas com conhecimento limitado da vida e pensamento metafísico, mas obtendo comida em um determinado momento, digamos, na hora de chegar casa do trabalho, pronto, sem a necessidade de fazer algo você mesmo para isso, mesmo que seja o mais rápido possível. Afinal, uma pessoa cansada, em princípio, não pode e, como se acreditou durante séculos, não deve cozinhar alimentos, porque sempre errará. Daqui, precisamente desta prática de vida, surgiu a instituição da hospitalidade, e não de motivos de ordem moral, de gentileza e "lixo" semelhantes.
Apenas um servo especial poderia preparar uma refeição quente pronta no momento em que um trabalhador chegasse do trabalho em famílias ricas e em famílias pobres - um membro da família que estava livre de todas as outras obrigações - uma esposa, irmã, filha, que sempre iria estar em casa e ocupar-se exclusivamente com as tarefas domésticas. Como sabemos, praticamente não havia mais nenhum membro da família “liberado” na sociedade soviética nas décadas de 1960 e 1980, com exceção dos idosos aposentados, que muitas vezes precisavam de ajuda.
Portanto, era o problema de preparar a comida para os trabalhadores quando voltavam do trabalho que era o principal problema da vida cotidiana na sociedade soviética. A vida estava desmoronando em sincronia com o colapso da família e suas funções ancestrais de criar e preservar o lar familiar.
Os paliativos que “retificaram” esta situação foram as massivas “pausas para almoço” nas instituições, quando os funcionários, divididos em grupos, cozinhavam para si próprios em fogões elétricos ou aqueciam a comida que traziam e ferviam água para chá e café.
A mesma tarefa - utilizar o tempo do estado para fins culinários pessoais - passou a servir diversos “banquetes” no serviço, tanto no escritório como, na maioria das vezes, em horário não oficial, noturno, em conexão com aniversários de aniversários de funcionários e outros "aleatório» Razões.
Apesar das proibições mais estritas sobre o uso de instalações de escritório para embriaguez e outros eventos "culinários", essas prescrições que vieram de cima, após um mês ou dois de sua execução formal, foram então unanimemente violadas por todos, e tudo voltou "à estaca zero "com a única diferença dessa decência externa, O" segredo "dessas" festas "oficiais era observado cada vez menos, e as" festas "eram realizadas nos anos 90 não só abertamente, mas também com um toque de certa impudência, enfaticamente demonstrativas .
É preciso dizer que as "festas de serviço" desferiram um golpe severo nos conceitos elementares ainda existentes da mesa doméstica, nos cânones e regras razoáveis e profissionais da cozinha. Eles finalmente afastaram as pessoas de alimentos corretos, saudáveis e de boa qualidade, da capacidade e do desejo de comer corretamente.
O fato é que o sortimento alimentar dessas festas sempre se baseou em materiais prontos e comprados, ou seja, alimentos semiacabados: enlatados, enchidos, marinadas e na parte de confeitaria - nos mais comuns e produtos ruins de padarias de alimentação pública - pães, biscoitos amanteigados, pãezinhos de biscoito, ou seja, em todos os tipos de massa que contenham uma alta porcentagem de ovos e açúcar e cozida não com fermento, mas com refrigerante ou amônia.
Quanto à preparação culinária propriamente dita, limitavam-se a "saladas" em sua versão soviética mais vulgar, ou seja, com ervilhas enlatadas e maionese, que por algum motivo, contrariando todas as regras de gosto e bom gosto, eram combinadas com frutas frescas repolho, beterraba (cozida, e às vezes crua, ralada), o que é um desafio impensável a todos os cânones da culinária nacional dos povos do mundo, bem como uma negação demonstrativa dos conceitos de compatibilidade alimentar e harmonia de sabores aceitos em sociedade civilizada. Mas o soviético acabou se acostumando, ou melhor, domado, a essas combinações de sabores nada naturais, que, aparentemente, eram mascaradas e até "banhadas" pelo uso abundante de bebidas alcoólicas, também sem observar regras de sua harmonia com pratos.
Assim, o problema de corrigir as deficiências e distorções da vida soviética em geral e da alimentação doméstica em particular foi incrivelmente complicado pelo entrelaçamento daqueles "selvagens" aos quais as massas burguesas da sociedade soviética se adaptaram, quando eles próprios, voluntariamente, escolheram o fácil forma de "superar" as dificuldades da vida, orientando-se sobre a "mesa fria", ou seja, um sanduíche enlatado que não requer nenhuma habilidade culinária ou trabalho, mas nesta "mesa fria" preferiram o mais nojento, mais variedade vulgar e insalubre - uma mistura arbitrária de tudo o que "pegou", regada a mesma mistura aleatória de bebidas alcoólicas e artificiais: vodka, vinho fortificado, cerveja, fanta, coca-cola, pepsi-cola e outros líquidos de cores vivas e essências artificiais. Ensinar essas pessoas a comer bem não era uma tarefa fácil e ingrata, para a qual, na verdade, não havia nada a fazer. Pois o resultado só poderia ser zero.
No entanto, os melhores representantes da engenharia e da classe trabalhadora em meados da década de 1980 se propuseram a tal tarefa, definindo corretamente sua linha estratégica e tática. Era necessário começar não com o esclarecimento e a persuasão das cabeças burguesas nubladas pela ignorância e pelo álcool, mas com a criação de um tipo fundamentalmente novo de lareira, que ajudasse a organizar a vida de uma nova maneira.
Na maior fábrica de construção de máquinas da URSS com o nome MI Kalinin em Sverdlovsk, engenheiros, designers em contato amigável comigo, atuando como um especialista culinário e consultor no desenvolvimento de um novo tipo de lareira, decidiram criar um fogão silencioso - uma lareira, cujo próprio nome os princípios de seu funcionamento já estava claro - o antípoda de uma panela de pressão prejudicial ... O silencioso fogão deveria cozinhar devagar, mas ... para que o prato saísse na hora, ou seja, em um horário bem específico e predeterminado. Assim, mesmo uma pessoa absolutamente solitária poderia pela manhã, digamos, às 9-10 horas, ligar a panela elétrica com sopa e deixá-la pronta para as 15:00. Chegando em casa 5-10 minutos antes desse horário, uma pessoa encontrou o jantar pronto, tudo o que restava era despejá-lo nos pratos.
Se a pessoa se atrasasse, então o prato não queimava nem fervia, a panela elétrica era desligada automaticamente assim que o tempo de cozimento terminava. Na panela elétrica, era possível fazer não só sopas, mas também segundos pratos a partir de qualquer tipo de matéria-prima alimentar. O tempo de cozimento pode ser estendido por 8-10 horas. Em outras palavras, era possível pela manhã, com antecedência, preparar um jantar para você às 20:00 e levá-lo fresco, não cozido demais, não cozido demais, não seco demais exatamente naquela hora.
Realmente foi uma revolução na produção culinária e no dia a dia. Na verdade, ao contrário de outros tipos de lareiras elétricas, o fogão silencioso foi um grande alívio do ponto de vista puramente culinário, uma vez que a tecnologia de cozimento nele adotada era a mais profissionalmente correta do ponto de vista culinário, e também tinha valor culinário, uma vez que os pratos da nova lareira ficaram saborosos, com preservação total do sabor e aroma naturais dos produtos aninhados.Por fim, a grande vantagem da panela elétrica era que ela possibilitava confeccionar pratos de qualquer cozinha nacional, não só não limitando a criatividade do cozinheiro, mas também ampliando extremamente as possibilidades de quaisquer fantasias culinárias.
Posso dizer francamente que só com a ajuda da panela elétrica dominei e compreendi a profundidade das ideias culinárias da cozinha chinesa, cujos pratos não pude reproduzir plenamente no fogão a gás, muito menos todos os outros.
Enquanto isso, os princípios de operação da panela elétrica, como todas as criações geniais, eram extremamente simples