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PÃO DE GRÃO (PÃO DE GRÃO)

(Extraído do livro V. Mikini "Guia para panificação e produção de fermento", 1912, São Petersburgo.)


Fazer pão com grãos deve ser entendido literalmente, isto é, a transformação de grãos inteiros diretamente em massa, sem primeiro amassá-los em farinha.
Em muitos manuais de panificação, como Lesgaft, o pão integral é erroneamente referido como fazer pão com farinha de farelo. Uma expressão tão vaga pode ser confusa. Amassar a massa com farinha fina, descascada com farelo e com farinha grossa, não peneirada, não é essencialmente diferente.
Uma questão completamente diferente é a preparação do pão realmente inteiro, isto é, grão não triturado, a produção da massa da qual nada tem em comum com a produção normal de grãos.
A ideia de fazer pão direto de um grão inteiro com todo o seu farelo e todo o seu farelo só poderia ter surgido em uma época em que, como indicado no capítulo anterior, prevalecia a crença de que o farelo é saudável e nutritivo.
O surgimento desse método não pode ser visto como um avanço tecnológico, pelo contrário, nada mais é do que um retorno ao método primitivo. Conforme mencionado na primeira parte deste livro (na história da panificação) nos tempos antigos, como entre os fenícios, a massa era obtida de uma mistura de grãos meio esmagados com água. Este princípio é a base do método nomeado para preparar a massa de grãos inteiros, como será descrito em detalhes a seguir.
Este método apareceu pela primeira vez na França na década de 60, quando um certo comerciante A. Sezille teve o privilégio de fazer pão diretamente do grão, sem primeiro amassá-lo em farinha. Em termos gerais, este método, denominado "panificação de grãos", consiste no seguinte:
Primeiro, o grão é embebido por 1/2 hora em água para remover a poeira aderente e, o mais importante, para amolecer as cascas externas. Em seguida, é passado por uma escovadeira, onde a sujeira é retirada com escovas. Dali partiu para uma máquina de descascar, constituída por um tambor, cuja face interna era coberta por uma chapa de ferro perfurada, à maneira de um ralador. O grão, caindo neste tambor giratório, foi desgastado devido à força centrífuga na superfície áspera interna, e a casca (do fruto) do grão foi arrancada. O grão eclodido (branco e limpo) entrou na cuba de fermentação, onde foi colocado o fermento líquido (10%), que já se encontrava em estado de fermentação por cerca de um dia a uma temperatura de + 25 a 30 C. Aqui o grão era guardado por cerca de 8 horas, aliás, no próprio grão os mesmos processos químicos ocorreram a partir da ação do fermento como na massa durante a fermentação, ou seja, parte do amido insolúvel transformado em dextrina solúvel, o glúten amolecido e parcialmente dissolvido, parte dos sais minerais também passaram para a solução. Como resultado de todos esses processos, o grão ficou molhado, inchou e ficou macio e viscoso. Nessa forma, ele entrava em uma máquina de trituração, composta por um par de hastes lisas, entre as quais o grão passava, e era triturada em uma massa densa comum, na qual, entretanto, podem ser distinguidos os grãos inchados individuais. Era essa massa que servia de massa para assar o pão. Anteriormente, era diluído um pouco com água com adição de cloreto de sódio e submetido a uma segunda fermentação, após a qual, como de costume, eram moldados os pães e o pão cozido. Com este método, o pão de trigo tinha uma aparência branca e um pouco solto.Em termos de sabor era inferior ao habitual, pois parecia mingau e não pão, e além disso, o que é muito importante, por vezes apareciam grãos inteiros (não amassados ​​por acidente) no miolo, o que estragava muito o paladar. Mas para isso saiu mais barato do que de costume, pois sumiu a moagem, e com ela o transporte extra, carga e descarga; então o calor aumentou mais de 30%. Portanto, esse método parecia ter um futuro brilhante. Mas a realidade não justificava essas esperanças. O pão de Cecille não encontrou simpatia na França e sua padaria logo deixou de existir. O Ministério da Guerra francês, a quem se dirigiu com uma proposta para seu método, nomeou uma comissão para estudar exaustivamente esse assunto. A comissão que investigou este método descobriu que o pão obtido por este método é muito grosso (na aparência), insípido e contém uma quantidade significativa de substâncias não nutritivas. O pão de Cecil continha quase todo o farelo, cujo rendimento não ultrapassava 3%, enquanto o pão do soldado comum na França era feito de farinha, da qual se retirava cerca de 15% do farelo.
O método de Cecil, por sua vez, apareceu na época impressa, por exemplo, em nossa Coleção Militar de 1872 (vol. 86, parte 1, página 333) e atraiu a atenção dos comandantes militares.
Portanto, foi considerado por nós no Comitê Técnico da Diretoria Principal do Intendente, onde Lesgaft fez um relatório sobre isso, que foi instruído a fazer um teste de cozimento de pão de centeio usando este método. Para isso, o centeio era lavado, urinado, descascado em descascador Henkel-Sekka e, após a fermentação, esmagado em rolos ranhurados. A massa resultante de grãos triturados foi amassada com água, à qual foi adicionado sal de mesa, em uma amassadeira Vikgorst, após o que foi moldado em pães e cozido em fornos Vikgorst. As falhas eram as mesmas da França, ou seja, principalmente de gosto. Tinha um gosto áspero e continha muitos grãos não triturados, o que o tornava um produto alimentar desagradável. Esta última circunstância foi explicada pela imperfeição da máquina de rolos ranhurados, e por isso decidiu-se repetir a experiência, substituindo esta máquina pela prensadora de grãos francesa de Hermann, composta por três hastes de pedra com entalhes. Mas essa experiência também deu os mesmos resultados negativos.
Em 1874, o método de Cecile surgiu na Áustria, onde o departamento militar também se interessou por ele, que encomendou uma experiência de panificação segundo esse método em um armazém de Viena, onde aparentemente também foi obtido um resultado negativo, já que não houve repetição de o experimento.
Já começamos a esquecer o método de Cecile, quando repentinamente em 1875 o Escritório Geral do Intendente recebeu um pedido de um certo Zarin, que se ofereceu para experimentar o método de cozer grãos inteiros que ele havia inventado. Na aplicação, juntou-se uma amostra de pão, que se revelou bem assado, mas contendo grãos individuais, não triturados, como no pão de Cecile. A quantidade de umidade no pão também foi significativa - cerca de 51% no miolo e 30% na crosta.
De acordo com o inventor, seu método não deu menos e não mais do que 100% de calor. A. Zarin reivindicou a patente de sua invenção no Departamento de Comércio e Indústria, onde aponta as deficiências do método de Cecil que eliminou, a saber:
1. A aplicação de líquido fermentado para o grão bloqueia e drena-o juntamente com as partes nutritivas que passaram para ele do grão,
2. derramar toda a quantidade de água e sal no grão triturado de uma só vez e fermentar toda a massa ao mesmo tempo, porque fica vago e mal cozido,
3. Descascamento do grão, no qual parte dos nutrientes é perdida, etc.
O método de Zarin era o seguinte: Após uma lavagem completa, que removeu: lixo, impurezas nocivas e sujeira aderida às cascas, o grão foi embebido em água ambiente por 24 a 30 horas. Grãos suficientemente úmidos eram esmagados por uma máquina de prensagem de grãos.O Raschin era preparado com água de cadeado com adição de fermento e parte do grão triturado, ao qual, à medida que a fermentação prosseguia, era adicionado o resto da massa em três etapas, a partir das quais, como de costume, era assado o pão. O descascamento do grão era permitido pela Zarin apenas para o pão assado (centeio) ou branco, enquanto o pão preto deveria ser assado com grão integral para preservar as diástases contidas nas cascas.
Em sua declaração, A. Zarin prometeu dar ao tesouro uma grande economia anual, se seu método fosse adotado.
O Comitê Técnico decidiu testar o método de Zarin não apenas assando pão, mas também com comida experimental de uma empresa de L.-GV. Regimento de Izmailovsky em março de 1876 (dentro de 50 dias).
Foi produzido um total de 30 produtos de panificação, dos quais 20 apresentaram a presença de grãos individuais e 16 produtos de panificação apresentaram têmpera. Os pães continham cerca de 46% de água. A solda resultou não 100%, é claro, mas como de costume, cerca de 45%.
Em termos de densidade, o pão de grãos era 30% mais pesado do que o pão comum. Em termos de capacidade de armazenamento, não diferia do normal. Em termos de propriedades físicas, o pão de grãos era inferior ao pão de farinha, com menor porosidade e pior sabor, pelo que os soldados o comeram com relutância.
Simultaneamente a esses experimentos no laboratório higiênico de São Petersburgo. A Academia Médica Militar conduziu um experimento comparativo sobre a digestibilidade de grãos e pão comum, tanto em humanos quanto em cães, e a comida foi fornecida misturada.
Com base na pesquisa, os experimentadores chegaram à seguinte conclusão:
e). a substituição do pão de farinha por pão de grão resultou na diminuição da digestibilidade da matéria seca e do nitrogênio dos alimentos;
b). os números de digestibilidade absoluta revelaram-se muito mais altos em uma pessoa acostumada a alimentos vegetais;
no). a mudança no pão aparentemente não afetou a economia de nitrogênio.
Como a composição química do pão de grãos e farinha é muito semelhante (em grãos - 51,71% de matéria seca e 7,929% de nitrogênio; no malte - 52,57% de matéria seca e 8,028% de nitrogênio), os pesquisadores atribuíram a pior digestibilidade do pão de grãos às suas propriedades físicas : continha muitos grãos não triturados que pareciam inalterados nos excrementos. Além disso, o moinho de grãos não quebrava nem triturava as cascas, como as mós, mas apenas triturava os grãos, deslocando o miolo das cascas e transformando-as em bolos achatados. Nessa forma áspera, as conchas deveriam irritar as paredes intestinais e causar aumento do peristaltismo (movimento rápido e excreção de alimentos) e, como resultado, sua menor digestibilidade ”.
Ambos os experimentadores chegaram à conclusão de que o pão de grão não só é digerido pior do que o próprio pão de farinha, mas mesmo em sua presença o resto da comida (com uma dieta mista) é digerido pior do que o pão comum.
No verão de 1876, em Krasnoye Selo, durante o acampamento, a segunda prova do pão de grão de Zarina foi feita em escala ainda maior, com a qual se contentaram 4 regimentos da 22ª Divisão de Infantaria e uma pequena parte da Guarda, para a qual 1.585 poods de centeio foram liberados. O grão foi pré-selecionado e descascado em máquina Secca com 2,5% de resíduo. Solda = 48,25%.
A comissão chegou à seguinte conclusão:
1) o pão enviado às tropas estava assado de maneira insatisfatória, supérfluo demais e continha grãos inteiros;
2) portanto, as camadas mais baixas declararam insatisfação com o pão;
3) com o processamento mecânico mais cuidadoso de grãos e assando pão em um forno russo comum, acabou tendo mais sucesso;
4) a curta duração da experiência, a pressa na preparação do pão e o paralelismo insuficientemente estritamente traçado no cozimento do pão de grão e de farinha, requerem longa experiência na introdução das melhorias mecânicas necessárias por parte da prensa de grãos e melhorias em fornos. Zarin recebeu 3.000 rublos para encontrar máquinas de prensagem de grãos aperfeiçoadas.
Em 1882, um carro foi entregue a eles, o que, no entanto, se revelou insatisfatório após os testes preliminares; o outro carro, apesar das repetidas repetições do Intendanstvo, Zarin não entregou.
As padarias privadas em Moscou e Saratov, organizadas de acordo com o princípio Zarin, também não tiveram sucesso e logo deixaram de existir.
De 1882 a 1890, a questão do cozimento de grãos estagnou, mas em 1890 o Dr. Kareev relatou em uma reunião do Comitê Técnico que, tendo estabelecido a meta de melhorar o cozimento de grãos, ele propôs 3 maneiras de conseguir isso:
1) após a lavagem e lóbulos de 18 a 20 horas, o grão é esmagado entre eixos girando na direção oposta um do outro, o que irá esmagar a casca, esmagando-a em pequenas partículas,
2) grãos lavados, mas não completamente embebidos, são moídos em um moinho manual comum para obter massa,
3) o processamento posterior do teste não difere do usado anteriormente. Simultaneamente com a proposta do Dr. Kareev até agora. Zykov propôs um método melhorado de assar pão a partir de grãos, que consistia principalmente no dispositivo de uma máquina de prensagem de grãos, na qual o grão com casca era moído. Este método foi testado no regimento Izmailovsky.
No mesmo ano, o Departamento de Comércio e Manufatura recebeu pedidos de privilégio para o método e máquina para cozer grãos de A. Golovin e otst. Desde a. Zykov. Descobriu-se que as duas máquinas para as quais os privilégios foram solicitados tinham o mesmo design: cada uma consistia em uma caixa cilíndrica de ferro, aberta no comprimento, com um fundo sólido e o outro perfurado. Na caixa, sobre um eixo giratório, eram colocadas facas, separadas por placas; essas facas moviam-se entre facas fixas, fixadas na superfície interna do invólucro. Do lado do fundo perfurado, o eixo terminava com um parafuso. Um receptor de grãos está localizado na outra extremidade do cilindro. Saindo do receptor para a máquina, o grão é quebrado por facas e levado até a extremidade da máquina, onde é capturado pelo parafuso e forçado pelo fundo perfurado. Em 1892, o cozimento de grãos foi organizado em Riga por Gelinkom, cujo pão revelou-se bem cozido com massa fermentada, narina, cheiro e sabor agradáveis, embora alguns grãos inteiros fossem encontrados no miolo; água em um pão no 6º dia para assar foi determinada por 44,5%. O Conselho Militar decidiu encomendar 2 máquinas à Gelink: uma grande para a padaria militar de Vilna, outra pequena com acionamento manual e realizar uma experiência de dois meses no fornecimento de pão de grão Gelinka às tropas da guarnição de Riga.
Uma comissão foi enviada à padaria de Zykov, que descobriu o seguinte: o grão lavado é embebido por 10 a 12 horas em um líquido contendo uma certa quantidade de massa velha e fermento. O grão é embebido e fermentado, após o que é sufocado por uma máquina, semelhante a um moedor de carne americano, equipado com orifícios menores; O grão despejado no funil é parcialmente esmagado por um parafuso giratório contra as ranhuras internas, parcialmente cortado com 4 facas e pressionado através dos orifícios da flange com o parafuso. A máquina manual trabalha muito, produzindo apenas 20 libras de massa por hora. Ao analisar o pão de grão de Zykov, feito pelo Dr. Dobriansky, descobriu-se: água - 42,29%, proteína - 11,36%, gordura - 0,32%, fibra - 1,23%, carboidratos - 43,6%.
A experiência no Regimento de Granadeiros não acompanhou o fracasso de Zykov em entregar um carro.
A experiência da alimentação da guarnição de Riga, de 2 de dezembro de 1893 a 2 de fevereiro de 1894, com pão integral feito na padaria Gelinka deu os seguintes resultados.
As classes mais baixas comeram pão com gosto, comendo toda a porção de três libras na primeira semana; na segunda semana, 1,2 quilo estava desnutrido; finalmente, a partir da terceira semana, houve uma desnutrição de 1 quilo por soldado. Pesar as pessoas não deu nenhuma indicação definitiva: junto com um aumento de 1 a 1,5 libra no peso, houve uma queda semelhante no peso. Em termos sanitários, o resultado foi muito satisfatório: não foram observadas doenças intestinais.Todos os relatórios também confirmam que o pão de grãos não envelheceu ou mofou mais do que o pão de farinha.
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Continuação do tópico.

De acordo com as definições do laboratório da Comissão Técnica, 9 amostras de pão continham de 38,10) a 44,8% de água (em média, 6 a 7 dias após o cozimento); o pão freqüentemente continha grãos não esmagados, era temperado e não tinha porosidade; tinha gosto de pão de creme. Os 4 pães examinados no laboratório de higiene da Academia Médica pelo Dr. Brusyanin tinham 38 cm de comprimento e 14 cm de largura e 9 cm de altura e pesavam de 2.380 a 2.450 gramas; no 18º dia após o cozimento, continham 51,42% de água no miolo e tinham acidez de 18,6% (segundo Lehman) e porosidade de 51,31%. O sabor do pão era doce e azedo; ao mastigar, distinguiam-se claramente pedaços de cascas de grãos amassados ​​grosseiramente, bem como de grãos inteiros; o pão foi cozido com a adição de sementes de cominho. As fatias de pão colocadas na mesma caixa com o pão hospitalar estavam a bolor antes do dia anterior, no 6º dia.
Com base nesses dados, o prof. Shydlouski deu a seguinte conclusão: “As amostras de pão enviadas para assar, sabor, cheiro, porosidade e proporção de côdea para miolo eram de qualidade satisfatória, mas deve-se notar: seu sabor especial, umidade excessiva, bem como o conteúdo de grãos não triturados, o que deve reduzir o valor nutricional deste pão, por isso dificilmente pode substituir o pão de farinha; além disso, a aguada torna-o instável ”.
Em um experimento de 256 libras de grãos, 378 libras de pão foram obtidas em 47 pães; a queimadura acabou sendo 42,1%; o pão continha 45-47,36% de água. Grandes conchas foram vistas no miolo, bem como pedaços não soltos por causa da mistura insuficiente; endurecido na borda inferior. A Comissão Militar chegou às seguintes conclusões:
1. A máquina Gelink manual não é aplicável devido ao trabalho excessivo exigido por ela;
2. Amassar manualmente a massa de grãos é muito mais difícil do que a massa de farinha;
3. Não se deve jogar água dos cachos dos grãos, pois nela se dissolvem alguns extrativos protéicos e óleos essenciais; deve servir para liquefazer o fermento e a grosa;
4. O pão estava úmido, ligeiramente elástico;
5. A produtividade da máquina foi determinada em 35-1 / 8 - 61-3 / 7 libras por hora, o que não corresponde aos 3 poods contratuais por hora.
No mesmo ano, uma grande máquina Gelinka foi entregue e testada em uma unidade na Padaria Militar em Vilna. Por se verificar que cumpria todas as condições do contrato, procedeu-se à provisão experimental da guarnição de Vilna e, paralelamente ao pão de grão, foram feitas observações sobre a alimentação do pão de farinha. O experimento foi assistido por: 4º regimento Dragoon Pskov, 2 regimentos de infantaria de reserva; 182º Novotroitsky e 183º Molodchensky, campo 105º Orenburg e 107º regimentos de Troitsky, 2º, 3º e 16º batalhões de sapadores. Um total de 150.608 rações diárias de três libras foram fornecidas. A experiência em várias partes durou de 1,5 a 3 meses; em cada parte da comissão eles acompanharam o progresso do experimento, fazendo um relatório sobre o pão de grão e a farinha. A conclusão geral foi aproximadamente a seguinte: no início do experimento, o pão de grãos era cozido bastante cru, com tempero e conteúdo de muitas partes grandes. Distúrbios gastrointestinais foram observados em algumas partes da alimentação desse pão; quando o pão foi posteriormente cozido com sucesso, as doenças não ocorreram, as classes mais baixas comeram o pão de boa vontade, mas pouco o distinguiu da farinha; A pesagem paralela do suprimento de comida com os dois pães em algumas partes produziu um resultado favorável para o pão de grãos, em outras é incerto. Em geral, a opinião predominante era que o pão de grãos é bom e pode substituir completamente a farinha. Durante todo o experimento, uma fatia de pão de grão e farinha foi enviada para o laboratório da comissão técnica todas as semanas. No primeiro mês, o pão de grão continha em média 45% de água, era frequentemente endurecido e continha grandes cascas de 1/3 a 1/2 de grão de tamanho.Na padaria de Vilna, com base em observações de longo prazo, o custo do pão de grãos foi determinado em comparação com a farinha, e descobriu-se que o pão de grãos realmente custava menos do que o pão de farinha, embora não significativamente.
A produção de pão de grão na padaria F. Gelink em Riga foi realizada da seguinte forma. O centeio era inicialmente elevado por um elevador até o andar superior, onde o grão era submetido à lavagem a seco e triagem em tarares e trirremes, às vezes descascando (2 - 3% de resíduo).
Daqui o grão era encaminhado para o piso inferior em grandes cubas redondas de ferro equipadas com fundo duplo e torneira de drenagem. Nessas cubas, o centeio é lavado com água até que a água corrente pare de turvar; areia, impurezas pesadas e sujeira caem da rede para o fundo, resíduos leves de cravagem etc. Eles flutuam para a superfície da água e são removidos com peneiras. Após a descarga da água de enxágue, a cuba é novamente vertida com água limpa a uma temperatura de 50 - 53 ° C; nessa água, o grão é umedecido até que inche e amoleça tanto que seja facilmente esmagado e esfregado entre os dedos; dependendo do tipo de centeio, isso leva de 2 a 4 horas. A massa de sujeira que se acumula durante o bloqueio na superfície da água é removida novamente por peneiras. No final da maceração, a água é drenada lentamente (dentro de 1/2 - 1-1 / 2 horas), ajudando a drenagem ao elevar o grão do fundo da cuba para a superfície após 1-1 / 4 horas com pás de madeira. O grão inchado é transformado em massa por meio de uma máquina inventada por Gelink chamada de “fazedor de massa” (panificator). Existem duas dessas máquinas na padaria, de diferentes tamanhos e capacidades. O menor, pesando 35 libras, tem 6 pés de comprimento, 5 pés e 4 polegadas de altura, 2 pés e 5 polegadas de largura e produz 10 - 12 libras de massa por hora, o maior, com peso e dimensões correspondentemente maiores, dá até 30 libras por hora.
A máquina consiste em duas partes; do corpo e o parafuso sem fim girando para dentro.
O corpo do panificator consiste em um cilindro de ferro fundido levemente cônico, dentro do qual gira um parafuso sem-fim com dois cortes progressivos em um eixo horizontal. Na extremidade estreita, o cilindro é totalmente fechado e equipado com um funil de recebimento de grãos.
Na extremidade larga, ele é equipado com um flange perfurado como um moedor de carne americano. Outro septo perfurado é colocado verticalmente no meio do cilindro. A máquina inteira é construída e opera segundo o princípio de um pug mill. No interior, o cilindro está equipado com 12 nervuras longitudinais. Na frente das superfícies perfuradas (a partição interna e o flange final), giram 2 facas cruciformes firmemente montadas no eixo, cuja ponta é direcionada em ângulo para a superfície perfurada. Para resfriar a massa durante a operação, o cilindro é cercado por um invólucro e resfriado por água. O trabalho nesta máquina é feito da seguinte forma:
O grão despejado no funil com pás de madeira entra no cilindro, onde é capturado pela pá da hélice; o influxo de grãos é regulado pelo próprio parafuso. O grão na máquina é desfiado entre a superfície nervurada do cilindro e a rosca do parafuso, no qual é triturado e desfiado, as cascas racham e se partem em pedaços. Seguindo o curso da rosca, toda a massa triturada avança. Tendo atingido a placa perfurada interna, é cortada com facas e, em seguida, sob a pressão das massas seguintes, é pressionada através dos orifícios da divisória para o segundo compartimento da máquina. Os mesmos grãos que não são suficientemente esmagados e não conseguem passar pelos orifícios da divisória, segundo o inventor, são retidos pelas ranhuras do corpo e se movem na direção oposta à boca do cilindro para serem novamente triturados . Na metade traseira da máquina, a massa do grão é submetida à mesma operação, conseguindo-se um esmagamento ainda maior do grão. Por fim, toda a massa é prensada pela aba externa perfurada e, em forma de intestino delgado, rasteja para uma tigela de madeira, apresentando uma massa pastosa pronta para fermentar.
Esmagado entre os dedos ou manchado em papel branco, é uma massa cinza uniforme, na qual grãos amarelados de partículas finamente esmagadas de cascas de grãos são claramente visíveis; ocasionalmente aparecem peças maiores; grãos inteiros ou cascas são uma exceção. Para o fermento, retira-se o resto da massa que, para a preparação da grosa, é bem misturada com uma parte da massa fresca com a adição da restante água do amontoado de grãos. Para 20 libras de massa velha, pegue 3 libras de massa fresca e? baldes de água; Depois de amassar bem o mingau líquido, eles podem ficar quietos por 8 a 10 horas, dependendo se querem comer mais ou menos pão azedo. Normalmente, o raschin é preparado à noite, e na manhã seguinte é feito amassar, misturando o restante da massa na proporção de duas partes desta para 1 parte de rasschin. Se a massa for muito grossa, durante a mistura, despeje água conforme necessário. Aí vem a adição de sal e? libra de cominho. Da amassadeira, a massa é colocada para germinação em balsas fechadas por 1 - 1,5 horas. Em seguida, a massa é cortada em pedaços de 4-5 libras, a partir dos quais são formados pães oblongos: a temperatura do forno deve ser 290 C no plantio, e então desce para 270. O pão fica no forno por uma média de 2 horas 5-10 minutos. Quando retirado do forno, o pão é resfriado e guardado em uma sala fria nas prateleiras.
O pão obtido desta forma difere pouco em aparência e sabor do pão de farinha de centeio. De acordo com a quantidade de ácido, existem 2 tipos de pão:
1). Soldado é mais azedo e
2). Doce e azedo.
O primeiro é vendido a 60 copeques, o segundo a 65 copeques por pood. O inventor atribui as seguintes vantagens ao seu pão em relação ao pão de farinha.
1. A composição do pão inclui todos os componentes do grão, por isso há mais nutrientes nele.
2. Graças à limpeza meticulosa do grão, o pão fica absolutamente limpo, sem cravagem e outras impurezas prejudiciais.
3. A lavagem removeu todos os esporos de fungos, para que o pão não ficasse bolorento por mais tempo.
4. A taxa de cozimento para pão integral é de 48 - 50% contra 38 - 40% para farinha comum.
5. Pão de grão é mais barato do que pão de farinha em uma média de 15 copeques por pood.
A digestibilidade deste pão será discutida em detalhes no capítulo sobre a digestibilidade do pão em geral.
Recentemente, o privilégio foi obtido na França para o novo panificador Degoff e Georges.
Panificator Degoff e Georges.
Panificator Degoff e Georges. (ver Fig.) consiste em um parafuso (A) girando em um cilindro (B). O eixo (G) do parafuso (A) repousa sobre rolamentos (C - D). O cilindro está equipado com um funil (E) para despejar grãos. O curso do parafuso, ou seja, a distância entre os dois cortes mais próximos, é constante em todo o seu comprimento, enquanto a profundidade do corte, sendo a princípio suficiente para acomodar o grão inteiro (ver figura), diminui gradativamente em direção à saída; que pode ser visto na figura do lado direito, e no final apenas passa o pó. Na profundidade dessas ranhuras principais do parafuso, na folga que separa as duas projeções do parafuso, ranhuras rasas do mesmo tamanho são cortadas corretamente com as últimas ranhuras da extremidade do parafuso. A superfície interna do cilindro também tem ranhuras em forma de parafuso, mas na direção oposta às ranhuras do parafuso, isto é, se as ranhuras no parafuso vão da esquerda para a direita, então no cilindro de volta da direita para a esquerda. As ranhuras no cilindro são iguais ao longo de todo o comprimento, não como um parafuso. A inclinação do corte da ranhura é de 17 graus 40 '.
Um distribuidor e um alimentador são colocados na parte inferior do funil, que serve para inserir a quantidade mexida de grãos e água; ambos atuam de acordo com a velocidade de rotação do parafuso.
A localização do aparelho pode ser horizontal, vertical ou inclinada - não faz diferença.
Para realizar a produção direta de pão pelo método Degoff e Georges, o grão é pré-tratado, que consiste em enxaguá-lo com água, após o que é colocado em outra cuba com o dobro do volume do grão. Cerca de um litro de água é despejado ali por quilo de trigo.Ao beber água morna, seis horas são suficientes para o grão ficar molhado, inchar e dobrar de volume. Assim que o grão estiver ensopado, você pode fazer uma massa com ele. A quantidade necessária de fermento e sal é adicionada imediatamente. Você pode fazer isso depois que o grão tiver passado pelo aparelho.
O grão assim processado é despejado no funil panicator, de onde entra automaticamente no próprio aparelho, passando pelo distribuidor, que regula o escoamento do grão na proporção da produtividade do aparelho.
Do distribuidor, o grão entra na lacuna entre as roscas do parafuso e o cilindro externo. Como o parafuso e o cilindro têm cortes opostos, eles desempenham o papel de tesouras, que simultaneamente cortam a casca do grão, trituram e esmigalham o miolo, formando um mingau fino, que se transforma em uma massa homogênea próximo à saída do aparelho . Já para o processamento final, a massa entra no moedor de massa, que consiste em dois planos ondulados, cuja distância pode ser ajustada conforme desejado. (Um plano móvel é uma extensão do próprio parafuso e o outro é fixo, que é uma continuação do cilindro externo).
A massa sai do aparelho na forma de um intestino úmido sem fim, constituído de grãos embebidos, esfregados e triturados e é uma massa completamente homogênea.
Depois de adicionar o fermento e o sal, a massa está pronta para fermentar. Para evitar o aquecimento da massa processada e manter o grau de umidade necessário, uma entrada para circulação de água é disposta em um lado do funil receptor. O tubo é equipado com três torneiras, que se comunicam: uma diretamente com o funil, a outra através de tubos de conexão com a cavidade interna do parafuso móvel (parafuso oco). Passando pelo orifício central localizado no eixo, a água resfria a rosca do parafuso e sai por um tubo com saída perto do amassador. A terceira válvula se comunica com o espaço intermediário entre o cilindro externo e o parafuso. Desta forma, evita-se o aquecimento da massa, que causaria gelatinização indesejada.
A massa que sai do aparelho é dobrada em uma tigela, coberta com uma lona e colocada em local aquecido. Quando começa a fermentação, o pão é formado a partir da massa, que é colocada em tábuas e coberta com uma lona antes de ser colocada no forno. Em seguida, eles assam como de costume.
Com este método, 100 quilogramas de trigo comum dão 150 quilogramas de pão (ou 180 quilogramas de massa)

tio Sam
Vamos agradecer ao Admin por não deixar essa camada de nossa história cair no esquecimento!
Pelas frases e pesos do século retrasado, respirou-se uma tal emoção.
Acontece que havia muitas pessoas inteligentes no exército czarista (com uma precisão de décimos de um por cento para determinar proteínas, gorduras e carboidratos no pão, e sem FECs e analisadores de espectro)!

Resumindo, é hora de começarmos a plantar um pouco de centeio, trigo, aveia, espelta em suas dachas (quem tem). Lave os grãos, molhe e moa em um moedor de carne com uma grade fina.
Admin
E o que, muito interessante de ler.
Você deve pelo menos olhar seu histórico de panificação.

A propósito, Tio SAM dê uma olhada neste tópico:

Por que armazenar pão tem um gosto melhor
https://mcooker-ptm.tomathouse.com/index.php@option=com_smf&topic=4325.0
Nikama
Eu gostaria de compartilhar um artigo sobre pão de grão.
Os cientistas descobriram que pão mantém a pressão arterial normal
08 de outubro de 2009 | 11h45

Comer produtos assados ​​feitos de grãos não processados ​​pode ajudar a combater a hipertensão.

Cientistas da Escola de Saúde Pública de Harvard em Boston (EUA) realizaram um estudo e descobriram que homens cuja dieta contém esses alimentos têm menos probabilidade do que outros de desenvolver hipertensão.

O estudo envolveu 51.529 homens de 40-75 anos, que foram acompanhados por 18 anos. 31.684 indivíduos no momento do início do experimento não sofriam de hipertensão, câncer ou doenças cardíacas. Ao final da observação, 9.227 pessoas sofriam de hipertensão.A grande maioria deles não comia mais do que 3 gramas de pão integral não processado diariamente. E quem consumiu em média 52 gramas de grãos teve 19% menos chance de desenvolver hipertensão.

É digno de nota que a ligação entre o consumo de grãos não processados ​​e o risco de desenvolver hipertensão persistiu independentemente de quantos vegetais e frutas os indivíduos comeram, se eles tomaram vitaminas, se eram fisicamente ativos e se foram testados para os níveis de colesterol no sangue .

O grão não processado é bem digerido pelo corpo e contém muitas fibras e nutrientes. Os médicos americanos recomendam que aqueles que desejam manter um sistema cardiovascular saudável consumam pelo menos 85 gramas de grãos não processados ​​por dia.
Preguiçoso
Encontrei um artigo interessante sobre um padeiro alemão.

Hans Büllingen, um padeiro profissional com mais de 20 anos de experiência e regras muito rígidas, mora na Ucrânia há dois anos. Primeiro - Odessa, agora - o centro da montanhosa Crimeia, ao pé da famosa montanha Ai-Petri, a aldeia de Sokolinoe. Uma verdadeira "epidemia" de pão saudável está se desenrolando.
Na casa de Hans, o fogo queima incessantemente em um fogão a lenha. O pão com base em seu fermento proveniente de farinha integral é cozido hoje em Novopolye, Kuibyshevo e Malosadovoye.

Quais são as características da cultura do pão na Alemanha?

Na Alemanha, como na Áustria, havia um alto nível de cultura de panificação. A industrialização destruiu esse processo, como muito mais. Nos Alpes Centrais, os celtas resistiram por muito tempo. Um dialeto que ainda é usado pelas pessoas que vivem lá até hoje é uma mistura de celta e elementos do latim. O centeio é cultivado aqui há muito tempo e o trigo veio do sul. Os soldados romanos não conquistaram o mundo graças à carne - carregavam o trigo nas mochilas, o que mais uma vez prova as qualidades excepcionais deste tipo de grão.
Um fato interessante é que as camponesas a leste do Reno e ao sul de Florença mantiveram a mesma tradição: deixavam um pedaço de massa para o próximo assado. Na Itália, as camponesas chamavam esse pedaço de Pasta-madre (massa-mãe). O fermento chamava-se Pasta-padre (pai massa). Hoje eles conhecem o fermento, mas não o usam muito. Pão de fermento também era cozido por padeiros na região dos Alpes austríacos e nos Alpes do norte da Alemanha para as necessidades da cidade. Tudo isso indica que o uso do fermento acarretou no desenvolvimento das habilidades práticas da mente, necessárias para a criação de estruturas comerciais, a organização de manufaturas, o que pode ser visto a partir do exemplo do desenvolvimento das cidades na Idade Média na Região dos Habsburgos.
O valor e os benefícios nutricionais do trigo dependem inteiramente de como você o consome. Os benefícios serão mínimos se for trigo processado (faz farinha branca). Destes produtos são retirados aproximadamente 40% da composição do grão, e esses são apenas aqueles 40% que contêm o mais valioso: o gérmen do grão e o farelo, ou seja, vitaminas B1, B2, B3, E, ácido fólico, cálcio, fósforo, zinco, ferro, fibra.

Por que você decidiu abrir uma padaria? Há quanto tempo isso aconteceu? Quão popular e lucrativo foi esse negócio?

Minha padaria está operando há 19 anos. Havia um total de seis dessas padarias na Alemanha. Fomos os pioneiros. Nosso slogan é “Aktion gutes Brot” (“Operação: pão bom”). Desenvolvemos a ideia do pão saudável como um produto alimentar regular. O pão era vendido antes mesmo de ser cozido. Sempre foi encomendado e pago antecipadamente. Este negócio foi realmente um sucesso. Há um ditado que diz que padeiros e açougueiros sempre têm dinheiro. Mas a quantidade de dinheiro e o tempo que consegui ganhar, considero o resultado do meu crescimento espiritual no processo de trabalho.

Por que você decidiu vender a padaria?

Eu não vendo uma padaria. Estou esperando pacientemente o momento certo para virar a chave na porta novamente. Não estou apenas ganhando tempo, mas me preparando muito intensamente. O novo tempo chegará em breve, e deve haver óleo suficiente nas lâmpadas.
Como fazer seu próprio pão fermento, leia aqui.
As receitas de pão sem fermento integral estão aqui.

O que o traz à Ucrânia?

Avião, Odessa Waldorf School, namorada do Cazaquistão, "Eugene Onegin" e confiança absoluta em minha voz interior.

Que qualidades uma pessoa deve ter para abrir um pequeno negócio de panificação saudável? O que você precisa para começar e antes de tudo?

Esta é uma pergunta de Hamlet! Não faça nada a critério de sua mente inculta. Quando estava viajando pela Itália e cruzando os Alpes, minha mochila estava cheia de pão, que encontrei e comprei no vale. Faltavam dois meses para a defesa do meu mestrado. Caminhei muitos quilômetros para ver os 20 fornos e entender como funcionam. Minha padaria foi baseada neste conhecimento. Durante anos, não quis mudar um único detalhe. Tenho seguido os princípios macrobióticos por sete anos. Assim, descobri sobre nutrição em geral. Vivenciei meus erros com o exemplo do meu próprio corpo e aprendi a corrigi-los. As pessoas subestimam como é fácil envenenar a si mesmo e aos outros com comida e a maneira como ela é preparada.

Qual é o preço de custo do pão integral feito à mão se ele for assado na Ucrânia por uma pequena padaria familiar?

De volta à escola, aprendi que o custo mínimo de um pãozinho é o custo da farinha com que é feito. O resto é seu. Na verdade, o cálculo é feito assim: você precisa de 4 vezes mais que o preço da farinha usada para cobrir todas as despesas (incluindo ligações de negócios e viagens). Então, talvez, sobra algum dinheiro para que haja sempre manteiga na sua mesa.

Muitas vezes as pessoas compram pão sem dar importância à sua qualidade. Por que é tão importante ter pão saudável?

O primeiro passo para entender o pão é saber sobre o grão. Os grãos de trigo e centeio consistem em três partes: o germe, a parte interna e a casca. Cada parte tem uma finalidade diferente: o embrião é responsável pela continuação da vida e contém a força de uma nova planta, contém gorduras e ácidos. A parte intermediária do grão é formada durante um período relativamente curto - de abril a julho ou agosto, quando o sol está mais ativo. Na natureza, essa parte serve de alimento para o embrião durante o período de germinação. Ele contém principalmente carboidratos. Eles mudam sob a influência dos ácidos contidos na planta quando o processo de crescimento começa. A casca do grão contém minerais (em 100 kg de grão - cerca de 2,4 kg de minerais). Graças a ele, o grão pode ser armazenado por muito tempo.
A segunda etapa para entender o pão é conhecer o processo de fermentação, fermentação que ocorre com a participação das mãos humanas. Não é preciso apreender muita teoria para entender esse fenômeno - é melhor estudá-lo empiricamente.
Chamamos o processo de fermentação do pão levedado. A massa fermentada pode ser preparada com farinha de centeio em três dias. Mas existem outras formas, baseadas na fermentação de frutas ou mel.

Dicas de Hans:
1. Pão de centeio deve ser consumido não antes do quarto dia após o cozimento. Pão de centeio corretamente cozido pode ser armazenado por até 20 dias.
2. O pão deve ser consumido de manhã.
3. Para pessoas com temperamentos diferentes, diferentes tipos de pão são adequados: a adição de aveia é preferível para pessoas coléricas, farinha de cevada é para pessoas sangüíneas, pão de trigo é adequado para pessoas fleumáticas, centeio é adequado para pessoas melancólicas.
4. O processo de fazer pão saudável dura de 10 a 16 horas, nada menos. As enzimas do fermento ou da massa fermentada devem "funcionar" na massa durante o tempo que leva o processo de digestão no corpo humano.
5. Aditivos: sementes de girassol e cereais são bons no pão. As sementes adicionam gordura ausente e os flocos ajudam a limpar os intestinos. Mas passas e nozes no pão não só estragam o caráter do pão, mas também interferem em sua digestão adequada. O malte não deve ser adicionado artificialmente ao pão. Mas pode se formar durante o processo de fabricação - esse pão é cozido por 6 horas a uma temperatura de 120 graus.

Os fermentos para a massa fermentada vêm do ar que respiramos - o padeiro participa de um processo quase sagrado, imitando e apoiando o processo de respiração do pão. Nós absorvemos oxigênio e emitimos dióxido de carbono. A massa fermentada também captura oxigênio do ar e, em seguida, os minerais do grão são processados ​​em sais altamente digeríveis. O embrião suporta esse processo, que leva de 6 a 16 horas, dependendo da qualidade do grão e da meta que buscamos.
É por isso que o pão de fermento é tão útil: promove a mineralização do corpo e harmoniza o processo de pensamento. Tem um efeito benéfico na saúde física e mental. Claro, um bom pão não é tudo o que é necessário para a felicidade completa. Mas o pão certo é o alimento mais importante para manter o equilíbrio mental e físico.
No pão "industrial", basta adicionar aqueles sais que devem ser formados no próprio fermento. A indústria química os produz em abundância. Sais diferentes fornecem o sabor que você deseja. Para fazer a massa crescer, usa-se uma quantidade muito grande de fermento, que é feito na produção, também longe de assar pão. Na fábrica, o processo de transformação da farinha em pão leva cerca de duas horas. Claro, essa tecnologia é mais barata.
Qual é o pão mais comum na sua mesa? O que seus entes queridos preferem?

Temos muitos tipos de pão - como diferentes tipos de pão se adaptam a diferentes pessoas, diferentes tipos de personalidade. A escolha também depende da idade. Pão integral não é recomendado para crianças abaixo de uma certa idade. A casca do grão deve ser excluída. Os adultos preferem pão de trigo ou de centeio. Pão de trigo ou de centeio, pão com adições de cevada ou aveia ressoa com um certo temperamento de uma pessoa. A regra é: aveia é preferível aos coléricos, cevada - aos sanguíneos, trigo - aos fleumáticos, centeio - aos melancólicos. O pão feito pelas mãos de um mestre levará em consideração e melhorará as propriedades de cada temperamento. Outra peculiaridade na escolha do pão está associada à mudança das estações. Portanto, uma caixa de pão familiar bem abastecida reflete todos esses detalhes e contém diferentes tipos de pão - ambos têm uma aparência atraente e satisfaz o paladar de todos os membros da família.
Nagira
Preguiçoso, obrigado!
É desejável, naturalmente, indicar a fonte do artigo. Além das informações de perfil sobre o pão, 2 anos de sua vida na Ucrânia também fisgou ... na montanhosa Crimeia
E quando encontrei a fonte, entendi tudo até a data 04/04/2012.
Bem, a fonte original com fotos do padeiro - /yogalifejournal.com/projects/i_can/1389
E as referências neste artigo a receitas de massa fermentada e pão nos levam aqui

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