Admin
A CIÊNCIA DA PADARIA (Escrito em 1897 - 111 anos atrás)



§ 472. Os principais materiais para panificação são farinha e água; secundário - sal, manteiga, açúcar e especiarias, e auxiliar (para aumentar a massa) fermento ou fermento. Dos quatro tipos de pão de grão (trigo, centeio, cevada e aveia), o trigo e o centeio são os preferidos para assar; a cevada e a aveia são usadas apenas nas áreas onde o centeio e o trigo não crescem. A razão da preferência do trigo e do centeio reside nas excelentes qualidades do seu glúten: no glúten do trigo e do centeio (especialmente no primeiro), as propriedades mais desenvolvidas são necessárias para a preparação e o crescimento da massa, a saber: viscosidade, elasticidade, a capacidade de ligar água. No glúten de cevada, essas propriedades são desenvolvidas em muito menor grau: o glúten de cevada não é muito viscoso e, portanto, quando a massa é misturada, é difícil montá-la em uma massa inteira, e a massa de cevada, devido à sua elasticidade fraca, facilmente irrompe com gases durante a subida e, portanto, não sobe bem; por essas razões, a farinha de cevada dá um pão denso e indigesto. A aveia, por outro lado, contém não apenas glúten pouco adequado, mas também em quantidade insuficiente.

§ 473. Os seguintes processos são distinguidos na padaria: 1) preparação da massa, consistindo em dissolver e amassar; 2) levantar a massa; 3) feltragem e 4) cozedura.
Para preparar a massa, tome cerca de 2 horas de água por 3 horas de farinha. O excesso de água é prejudicial porque torna a massa escorregadia, espalhando-se e, portanto, difícil de crescer. Com a falta de água, ocorre uma conversão imperfeita do amido em pasta (mais tarde, durante o cozimento), resultando na resposta do pão com farinha crua.
O fermento é usado para assar cerveja, fermento, etc. Para 100 libras de farinha, aproximadamente 2 libras. levedura.
O fermento é uma massa fermentada que sobra da cozedura anterior e ligeiramente azeda devido à fermentação ácida que nela se desenvolveu (§ 408). O fermento contém a enzima da fermentação alcoólica e, portanto, pode servir para levantar a massa em vez do fermento, mas por conter produtos de cor escura (marrom) formados a partir da decomposição do glúten durante a fermentação ácida, é usado apenas para assar pão de centeio. Para conservar o fermento, ele é seco ou guardado no frio, ou farinha fresca é adicionada periodicamente. £ 100 farinha é levada quando preparada massa 4 lb. fermento. Com o cozimento diário, toda a quantidade necessária é cortada de uma vez; ao assar dia sim, dia não - meio; depois de dois dias - um quarto, e pouco a pouco farinha fresca é adicionada à quantidade necessária.

§ 474. Para dissolver a massa, coloque a quantidade adequada de farinha (menos contra a calculada), água e fermento ou fermento em uma cuba ou cuba de madeira (fermento) e misture bem à mão ou com uma pá de madeira. A massa líquida resultante (solução para pão de centeio e massa para trigo) pode crescer um pouco. Em seguida, eles começam a mexer a massa, ou seja, misturam a massa, juntando primeiro com o restante da farinha. É necessário amassar a massa o mais bem possível, pois só com uma boa amassadura o fermento ou a massa fermentada se distribuem uniformemente por toda a massa da massa e aumentam igualmente em todas as partes. A mistura manual é extremamente difícil, tediosa e extremamente desordenada, mesmo se você quiser mantê-la limpa, uma vez que a transpiração entra inevitavelmente na massa pelas mãos ou pés (por exemplo, no preparo do pão de centeio, que é amassado pelos pés) do trabalhador .Por muito tempo essas razões levaram à oferta de amassadeiras adaptadas tanto para grandes como para pequenas padarias; entretanto, em parte por causa da imperfeição de sua estrutura, em parte por causa de nosso apego a velhos costumes, as máquinas de amassar estão lentamente entrando em uso e são encontradas até agora apenas em grandes padarias.

§ 475. A massa amassada é deixada em repouso em uma sala quente para permitir o desenvolvimento da fermentação alcoólica; o anidrido carbônico resultante pressiona a massa e, não podendo romper o glúten elástico e viscoso, apenas o infla e estica, formando muitos vazios no interior da massa; a massa incha e se torna porosa - ela cresce. Se o fermento for distribuído uniformemente na massa, então ele sobe em todas as partes da mesma forma, os vazios são do mesmo tamanho e o pão é leve, convenientemente embebido em sucos digestivos e, portanto, digerível. Se o fermento estiver distribuído de maneira desigual na massa, então em alguns lugares grandes vazios são estufados, em lugares a massa não cresce, é mal cozida durante o cozimento subsequente e o pão acabado responde com farinha crua.

§ 476. A massa levantada é enrolada em farinha, separando os pedaços do tamanho desejado e dando-lhes a forma desejada. A forma habilidosa do pão é de grande importância, pois a forma do pão afeta o tempo que leva para assá-lo, a saber: quanto menor a superfície do pão em relação ao seu peso e, portanto, mais próxima a forma do pão se aproxima da bola, mais tempo leva para assar ... Aumentando o comprimento do pão, mas não mudando sua altura e largura ao mesmo tempo, é possível fazer com que o pão grande seja assado tão rapidamente quanto o pequeno. Uma vez que durante a cozedura subsequente, a massa diminui significativamente em peso devido à evaporação da água, é necessário um pouco mais de massa para obter esta quantidade em peso de pão cozido. A perda de peso durante o cozimento varia; depende principalmente da duração do cozimento e do tamanho do pão e é quanto mais, menor é o pão, porque no pão pequeno mais côdea se forma. Como a perda de peso durante o cozimento varia de 12% a 20%, para pães grandes, leve para cada libra de pão de 36 a 38 lotes de massa.

§ 477. A massa formada é levada ao forno. O exemplo mais simples de um forno para assar é o forno russo. Consiste em uma plataforma de pedra - a chamada. uma lareira, coberta com uma abóbada mais ou menos plana e servindo, sucessivamente, como local de queima de combustível e de plantação de pão; na frente existe um orifício de entrada através do qual o combustível e os pães moldados são introduzidos no forno; A fumaça da queima do combustível também sai pelo mesmo orifício, que é então conduzida por uma chaminé (feita na abóbada em frente à boca) para dentro da chaminé.
Quando o forno está quente o suficiente, como pode ser visto pelo rápido escurecimento da farinha jogada no fundo, a cinza é recolhida e os pães formados são plantados em seu lugar, e a boca do forno é fechada para reter o vapor de água sob o telhado, que é necessário para a formação de brilho na crosta. A temperatura é controlada abrindo ou fechando o abafador da chaminé, bem como a boca do forno, através da qual é monitorizado periodicamente o andamento da cozedura. A massa, plantada no forno, começa a aquecer gradativamente, primeiro na superfície (pelo calor radiante do arco e em contato direto com a lareira), e depois nas partes internas; bolhas de dióxido de carbono presas na massa expandem com o aquecimento; o álcool formado durante a fermentação se transforma em vapor; como resultado, o aumento da pressão é detectado dentro da massa, e a massa sobe, enquanto aumenta de volume quase duas vezes. A uma temperatura de cerca de 70 °, os grãos de amido se ligam à água, transformando-se em uma pasta, com o que a massa úmida fica seca (como batatas cozidas) e, à medida que a pasta seca, torna-se tão estável que seus vazios não se fecham mesmo que alguns dos gases evaporem após aquecimento adicional ... Mais tarde, o amido é parcialmente convertido em dextrina e glicose (§452).Conforme a temperatura sobe, a água evapora da massa, principalmente da superfície mais aquecida; como resultado, a camada superficial da massa seca e endurece e forma uma crosta; o amido da crosta se transforma em dextrina (§ 451), que se dissolve em uma pequena quantidade de água e cobre a crosta com uma camada de verniz. Aos poucos, a crosta muda de cor: primeiro fica amarela e depois marrom; ao mesmo tempo, substâncias aromáticas são formadas nele. Se a temperatura continuar a subir, ocorre carbonização.

§ 478. O pão assado deve ser resfriado gradualmente para que a crosta não fique atrás da migalha, pois eles encolhem de maneira desigual quando resfriados. Portanto, os pães retirados do forno são colocados lado a lado, o mais próximos possível uns dos outros. O pão bem cozido deve ser leve, ter uma côdea dura, quebradiça, lisa e miolo macio e elástico, apresentar narinas finas e freqüentes na seção e ser facilmente embebido em saliva. A crosta, rachada em alguns pontos, indica que o calor do forno não aumentou gradativamente, a crosta formou-se prematuramente e foi rompida por bolhas de gás carbônico ou vapor que escaparam. Isso pode ser evitado furando o pão com alguma coisa em vários lugares antes de colocá-lo no forno. Uma crosta escura indica que o forno estava muito quente; neste caso, vale a pena cobrir o pão de resfriamento com um guardanapo e assim reter o vapor de água que sai dele, para que a crosta fique embebida e mais clara, mas ao mesmo tempo mais macia. A proporção em peso da crosta para o miolo é 1/4 - 1/6; a quantidade de água é de 15% (ou menos) a 20%. A migalha de pão de centeio contém aproximadamente 48% e pão de trigo - 45% de água.

§ 479. O rendimento (quantidade obtida) do pão a partir de um determinado peso de farinha é muito diferente e depende do tipo de farinha, da quantidade de glúten e de água nela, do tamanho do pão e da duração do cozimento: 100 horas de farinha de trigo deu, por exemplo, 120-130 horas de pão (pequeno valor); 100 horas expressas -145 horas de pão; 100 horas de centeio -131-145 horas e mais. O excesso de peso do pão cozido em relação ao peso da farinha consumida é denominado panificação. Pastelaria é água adicionada à farinha para transformá-la em pão. Possivelmente, mais calor é benéfico apenas para a máquina de fazer pão, enquanto o consumidor precisa apenas da menor quantidade de calor que é absolutamente necessária para converter a farinha em pão digerível; qualquer excedente de cozimento a quente entrega ao consumidor apenas uma quantidade adequada de água, paga em igualdade de condições com o pão.

§ 480. O pão deve ser armazenado em local fresco e não muito úmido. A deterioração mais comum do pão é o envelhecimento, que, no entanto, não se deve à evaporação da água, embora seus sintomas sejam coincidentes com os de secura. Sabe-se que vale a pena aquecer o pão amanhecido a 75 graus para que fique macio novamente, por outro lado, o pão fresco com 40% de água deve repousar por uma semana (durante a qual perde apenas 2% de água) para se tornar completamente obsoleto. É óbvio que envelhecimento não é desidratação, mas não se sabe exatamente o que é. Notou-se que o pão feito com farinha grossa, cozido com massa fermentada e rico em glúten (como o centeio), envelhece muito mais lentamente.

§ 481. Para nossa nutrição precisamos de substâncias orgânicas e minerais; entre os primeiros, encontram-se substâncias contendo nitrogênio, por exemplo, clara de ovo de galinha, carne, queijo cottage, etc., e substâncias que não contêm nitrogênio, por exemplo, amido, açúcar e gordura; a matéria orgânica nitrogenada é considerada mais nutritiva do que a livre de nitrogênio; a proporção entre um e outro, necessária para uma nutrição adequada, é de 1: 5. Em termos de composição química, os grãos de cereais representam uma feliz combinação de nutrientes nitrogenados e livres de nitrogênio, aproximadamente na proporção quantitativa acima, a saber, 1: 6. Essa proporção favorável, entretanto, não passa para a farinha, porque uma parte significativa do nitrogênio as substâncias, nomeadamente o glúten, permanecem no farelo, de modo que a proporção de substâncias nitrogenadas para livres de nitrogênio (glúten para amido) na farinha de trigo de alta qualidade é expressa em números 1: 8 e até 8,5; em farelo é 1: 4. Esta aparente perda de glúten, componente mais nutritivo do pão, fazia com que fossem considerados improcedentes os métodos de moagem utilizados atualmente, visando obter o máximo possível de farinha branca e amilácea; isto foi seguido por uma série de maneiras de usar o grão inteiro para assar sem a remoção prévia do farelo. Não descreveremos esses métodos, uma vez que não receberam distribuição. A seguir, esclareceremos a razão disso e, ao mesmo tempo, mostraremos em que posição se encontra atualmente a questão do valor nutricional comparativo do pão branco, que não contém farelo, e do pão farelo.

§ 482. Embora o valor nutricional do pão esteja intimamente relacionado à quantidade de glúten nele, uma grande quantidade de glúten no pão nem sempre garante seu valor nutricional. A coisa é; que apenas a parte do glúten é digerível que está completamente separada das membranas e, portanto, não contém fibra indigerível; glúten - associado às membranas, não é digerido. Experimentos diretos demonstraram que o pão feito de farinha, sem farelo e, portanto, contendo apenas glúten livre, fornece ao corpo a maior quantidade dele e, portanto, é o mais nutritivo; Pão - cozido com grãos inteiros e, portanto, nem um pouco separado do farelo, dá ao corpo a menor quantidade de glúten e, portanto, é o menos nutritivo.

§ 483. Se, no entanto, compararmos o valor monetário da alimentação com variedades de pão com amido e de marca, ou seja, para determinar quanto custará para cada uma dessas variedades, que trará para o corpo a mesma quantidade de digestível e, portanto, substâncias nitrogenadas assimiláveis, suficientes para a nutrição, então acontecerá o contrário, a saber: terá que ser dada preferência ao pão feito com a farinha mais marcada e, portanto, mais barata. Portanto, se se trata apenas de nutrição adequada, ou seja, da introdução no corpo de uma quantidade suficiente de nutrientes com o mínimo de peso possível no estômago, então o pão de trigo branco deve ser preferido; ele sempre será alimento de classes suficientes. Nos casos em que a questão do dinheiro está, necessariamente, em primeiro plano (ao alimentar as massas ou classes pobres), as variedades de farelo serão sempre preferidas. O uso estabelecido de grãos de farelo para alimentação do exército, trabalhadores, nossa classe camponesa, etc., concorda com isso.
Isso foi há 111 anos - e o princípio praticamente não mudou, tudo é como é hoje, com as mesmas palavras e conceitos. Maravilhosamente
lesik_l
Gostei mais dessa frase: "É óbvio que envelhecimento não é desidratação, mas não se sabe exatamente o que é."

Admin, você encontra artigos maravilhosos. Obrigado muito informativo.
girino
Filatova V. - Livro de Receitas de 1893.

Fermento, massa e biscoitos (panificação).

№ 964.

Por favor, converse. Massa e todos os tipos de biscoitos são uma das partes mais essenciais da comida caseira. Para os moradores da cidade, essa separação não é tão importante; nas aldeias, a capacidade de fazer pão é simplesmente necessária. Tentarei, na medida do possível, explicar de maneira clara e detalhada as técnicas necessárias neste assunto, e a perfeição nela é experimentada e testada. Aconselho o inexperiente a não se desesperar com o primeiro fracasso, mas a seguir qual é o erro. A seguir, ao descrever comidas e bolos, dou uma regra que deve ser observada na hora de assá-los, e acho que, sendo guiado por essas regras, você pode evitar o fracasso: tudo depende de atenção e paciência.

A massa é azeda e sem graça. O primeiro é feito com fermento, o segundo sem fermento, e por sua vez é subdividido em manteiga, em flocos, etc. Para alimentos azedos, deve-se, em primeiro lugar, obter fermento, pode sempre tê-lo fresco na cidade, você tem para estocá-lo na aldeia e como o fermento seco se estraga facilmente, então você precisa ser capaz de preservá-los, mas onde você não pode obter fermento seco, você precisa começar o seu próprio. Fermento, estimulando a fermentação na massa, desenvolve dióxido de carbono. Este último, se destacando, aumenta o volume tbsta, no qual muitas bolhas aparecem em sua superfície. Há mais bolhas de fermento bom e aparecem mais rápido e surgem mais cedo.O frescor do fermento pode ser reconhecido da seguinte forma: 1) despeje na água e se assentar no fundo não funcionará; se eles se dispersam na água e cobrem com uma mancha, então é bom; 2) você pode colocá-los em uma panela, despejar farinha sobre eles e batê-los com uma espátula, e se formar bolhas após algum tempo, o fermento está bom, se não aparecerem bolhas, então não são adequados; 3) o fermento seco, diluído na garrafa, pode ser mergulhado na água junto com a garrafa, e se o fermento subir na garrafa está bom e vice-versa. Ainda há fermento de cerveja, que é tão bom. São obtidos da cerveja ou do purê, mas devem ser colocados com cuidado (não deslocados), pois podem escurecer muito rapidamente. Guarde-os em garrafas compradas no frio, caso contrário, podem azedar. Seu frescor é reconhecido da mesma forma que o frescor do fermento seco.

No. 965. Como criar e armazenar fermento seco.

Para uma garrafa de água fria 1/2 lb. fermento seco, pedaços de nap'b-aannyh, cortiça e conservar em frio mst.

No. 966. Fermento caseiro.

Se o fermento for usado como fonte de fermento e fermento, você pode começar seu próprio fermento com o restante do fermento antigo. Ferva dois punhados de lúpulo com água e ferva 21/2 lbs, desta água junto com o lúpulo. farinha de 1ª série, sacuda e coloque em um malte quente. Após duas horas, dilua esta caixa de vibração com o caldo quente restante e, batendo bem com uma espátula, deixe esfriar ao calor do leite fresco, em seguida adicione 2 xícaras de fermento ali e, quando o fermento subir, escorra para um jarro e, depois de amarrar bem, guarde o fermento no gelo ...

Todas as receitas

© Mcooker: melhores receitas.

Mapa do site

Aconselhamos você a ler:

Seleção e operação de fabricantes de pão