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A origem da pizza remonta à época em que o primeiro fermento e a massa azeda surgiram no antigo Egito, há vários milhares de anos. Na Grécia antiga, eles começaram a assar a massa junto com um tempero, que poderia servir como vegetais, carne, azeitonas, laticínios, etc.
Pizza grega foi chamada.

Na verdade, o que é tradicionalmente considerado um prato italiano nacional já foi emprestado dos gregos. Que, além de todos os talentos que conhecemos, também eram famosos como excelentes padeiros. Foram eles os primeiros a colocar queijo em bolos achatados de massa sem fermento, e o prato inventado foi denominado "plakuntos", ou seja, "pão achatado", para além da sua finalidade directa, servia também de prato. Desde então, muitas lendas foram contadas sobre o protótipo da pizza moderna. Uma delas afirma que com o aumento da composição dos ingredientes os "placuntos" passaram a ser chamados de "placa", e as próprias alterações foram feitas pelos romanos. Outra interpretação da história refere-se aos legionários romanos que, ao retornarem da Palestina, trouxeram seu prato preferido "picea", que parecia pão achatado com queijo e vegetais. Encontrei descrições de análogos da pizza moderna e no antigo livro "Apicia". Um dos capítulos trata de um prato de massa, na qual se colocam queijo, alho, azeite, carne, nozes, pimentão e hortelã. Os romanos, notórios glutões e mestres na combinação do incompatível, temperavam abundantemente a pizza com mel e folhas de louro.

A pizza era comida comum e não se diferenciava no ritual de preparo e na sofisticação do consumo. Em termos modernos, a pizza era um pão comum, "sanduíche", "sanduíche". Na Itália medieval, a pizza era uma refeição comum dos pobres e não era muito diferente. A pizza foi vendida na rua, cortando um pedaço de uma crosta grande, a pizza foi recheada apenas com anchovas e cogumelos. Eles comeram pizza no café da manhã e no almoço. A pizza rústica era mais fácil de preparar: a massa era temperada com azeite, azeitonas ou nada. Os moradores da cidade chamam essa pizza de "focaccia", ou seja, pão achatado, enfatizando que a pizza verdadeira tem uma receita mais complexa. Agora, a "focaccia" ocupa o seu lugar de direito na cozinha italiana e é um complemento dos pratos de carne.

“E os tomates?” - você pergunta. E, na verdade, é muito difícil para o homem moderno imaginar pizza sem esse ingrediente. No entanto, não se esqueça que os tomates na Europa surgiram muito depois dos legionários romanos, e começaram a ser adicionados ao prato descrito apenas no século XVII. Nesse período, graças aos marinheiros napolitanos, a pizza começou sua marcha pela Europa.

Com o tempo, o recheio da pizza tornou-se cada vez mais diversificado, muitas versões do recheio foram inventadas, incluindo o tomate importado do Novo Mundo como ingrediente principal.

Nápoles é uma espécie de berço de pizza. Ele se tornou um líder na combinação de pão - tomate - queijo - e algo mais. Foi em Nápoles que abriram as primeiras pizzarias e foi a partir daí que se iniciou a procissão vitoriosa de pizza em todo o mundo. Na Itália daquela época, o pão achatado era chamado de "pizzaioli" e era considerado o alimento do povo. Na maioria das vezes, era uma massa coberta com uma camada de tomates, regada com azeite e polvilhada com manjerona. O queijo era considerado o auge do luxo nos "pizzaioli". Era vendido por vendedores ambulantes em caixas de metal, que costumavam ser usadas na cabeça ao longo das ruas da cidade e muitas vezes emprestadas aos residentes locais.

Isso, provavelmente, teria continuado mais, se em 1772 o rei de ambas as Sicílias, Ferdinand I, não violasse as regras e não visitasse incógnito à noite em Nápoles o pizzaiolo local Antonio Testa, apelidado de Trovão.E ficou realmente derrotado pela variedade de pratos, encantado com a qualidade do seu preparo. Os chefs reais rapidamente se orientaram, fizeram um "reconhecimento" ao pé do Vesúvio, pegaram as receitas, mas não puderam introduzir novos pratos no cardápio real. A rainha objetou, que nem quis tocar na "comida dos plebeus".

Mais de cem anos se passaram. O casal real, durante sua residência napolitana de verão, quis experimentar este prato local. E no aniversário da bela Margarita de Sabóia, esposa do rei Umberto I, que se tornou chefe do recém-unificado reino italiano, a pizzaria Rafaele Esposito com sua esposa Rosina Brandi foi chamada ao tribunal. De acordo com as evidências que sobreviveram, eles fizeram três tipos de pizza. Um deles incluía tomate, mussarela e manjericão nas mesmas cores da bandeira italiana: vermelho, branco e verde. A rainha gostou especialmente desta pizza e permitiu chamá-la pelo seu próprio nome, lançando assim as bases do cânone culinário. A rainha mandou assar a pizza "Margarita" apenas nos fornos do seu palácio em Capodimonte. Mas logo essa ordem, como a maioria dos outros decretos na Itália, foi dissolvida na insubordinação popular revolucionária. A "margarita" tornou-se o prato favorito de todos os italianos - do pescador ao marquês. Com o tempo, surgem um número crescente de novas variedades deste prato - trata-se de pizza à base de massa quebradiça e à base de massa de farinha de milho ázimo (genovês) ... e os recheios estão cada vez mais diversificados.

Superando barreiras linguísticas e diferenças culturais, a pizza se tornou o primeiro produto alimentício verdadeiramente global. Na Índia, eles gostam de adicionar gengibre em conserva, cordeiro picado e coalhada de feijão. No Japão, eles adoram pizza com enguias e lulas, no Paquistão - com curry picante.
Os costarriquenhos preferem pizza de coco e os brasileiros preferem ervilhas verdes. Para os gourmets, a pizza é servida com dente-de-leão, ostras, lagostins e caviar. Há uma pizza usada como sobremesa - embebida em geléia, com maçãs, polvilhada com pó.
No final do século 19 e no início do século 20, os italianos trouxeram receitas e tradições de pizza para a América. E muito rapidamente, a pizza se tornou uma das favoritas dos americanos.

A pizza americana difere da pizza italiana por uma escolha mais livre de ingredientes, uma grande variedade de recheios para um prato; também difere no tempo de cozimento e na temperatura. Acredita-se que a pizza americana seja, por definição, fofa. Mas, na realidade, a "fofura" da massa depende da pizza que você prefere: fina ou fofa. Na pizza americana, a massa é parte integrante do prato e, na hora de escolher o recheio, deve-se levar em conta seu sabor. Um fato muito interessante é que a pizza fofa não foi inventada na América, mas na ilha da Sicília: a pizza siciliana é cozida há muito tempo com massa fofa.

É fácil explicar porque os habitantes das megalópoles gostavam de pizza: pela combinação única de simplicidade aparente e riqueza verdadeiramente gastronômica, pelo benefício, porque vegetais, frutas, carnes e frutos do mar bem cozidos e rapidamente cozidos perdem uma pequena parte das vitaminas, mas o resto é absorvido mais rápido.

E, que também é uma importante vantagem da pizza, ela não perde seu sabor e suas qualidades estéticas durante o transporte. Portanto, pedir pizza em casa ou entregar pizza no escritório são as formas mais populares de saciar a fome e se preparar para novas conquistas.

Os nutricionistas aconselham comer pizza ao almoço ou jantar pelo menos uma vez por semana, porque a porção normal de "Margarita" é um terço da ingestão diária de alimentos para uma pessoa.

Ao todo, na Itália hoje existem mais de dois mil nomes de diversas pizzas. Não há muito tempo, foi estabelecida uma marca especial de qualidade para pizza - D.O.C. , que só têm pratos preparados de acordo com as regras clássicas.
25 de outubro é um feriado profissional de pizzaiols (assim são chamadas as pessoas que cozinham este prato na Itália).Então, o que os italianos modernos chamam de pizza de verdade? É mais fácil responder à pergunta - o que eles chamam de farsa. Tudo o que não é preparado na Itália. A pizza de verdade, na opinião deles, tem uma crosta fina, e seu recheio é o queijo mussarela feito com leite de búfala e variedades especiais de tomate. Na forma de aditivos, de acordo com as receitas originais, só são permitidos azeite, manjericão, orégano e alho. A massa da pizza não rola, mas gira e é lançada.

Existem três tipos de pizza verdadeira na Itália:

* "Marinara" - azeite, tomate, alho e orégano;
* "Margarita" - queijo mozzarella fresco feito no sul dos Apeninos, tomate San Marzano tipo ameixa, manjericão;
* "Margarita-Extra" - tomate cereja e mussarela à base de leite de búfala.

É comum cozinhar pizza italiana a uma temperatura de 200-215 graus em fornos de lenha.

Os italianos, apaixonados por seu prato nacional, protegem-no de todas as formas possíveis contra a falsificação. Ainda o faria? Na verdade, hoje existem mais de 23.000 pizzarias operando no país. É fácil perder as receitas clássicas com uma escala tão grande. E, portanto, recentemente, a pizza napolitana está protegida por lei. O que proporciona apenas uma forma redonda com até 35 cm de diâmetro. Especifica o tipo de fermento, sal, farinha e tomate utilizado no preparo do prato.

É dada especial atenção na lei à preparação da pizza "Extra Margarita", que certamente deve conter uma mussarela especial do sul da Itália. Os proprietários de restaurantes que cumpram os requisitos descritos acima têm permissão para marcar seus alimentos com o rótulo STG, o que garante a qualidade e autenticidade da receita tradicional.

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