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O sorvete é uma iguaria muito antiga. A história da invenção da sobremesa mais popular remonta aos tempos das civilizações mais antigas da Ásia - China e Mesopotâmia. O sorvete foi admirado por Alexandre, o Grande, Napoleão e George Washington, e várias pessoas o patentearam ao mesmo tempo.

sorvete

Acredita-se que a história do sorvete remonte a mais de 5.000 anos.

Em 3000 aC, nas ricas casas da China, sobremesas vagamente parecidas com sorvete eram servidas à mesa - chineses ricos festejavam com neve e gelo misturados com fatias de laranja, limão e sementes de romã. O imperador chinês Tanggu até criou sua própria receita para fazer misturas de gelo e leite. As receitas e métodos de armazenamento foram mantidos em segredo e foram desclassificados apenas no século 11 aC no livro "Shi-king" - a coleção canônica de canções antigas.

Outra fonte antiga que descreve o uso de sucos resfriados durante a colheita são as cartas de Salomão, rei de Israel. Os antigos árabes também adotaram a tradição de consumir sorvete. E também vinhos resfriados, sucos e laticínios foram consumidos pelos antigos gregos e, depois deles, por outras civilizações. O famoso antigo médico Hipócrates também recomendava sorvete para promoção da saúde.

Sorvete foi oferecido ao maior líder militar da antiguidade, Alexandre o Grande, durante suas campanhas na Índia e na Pérsia. Em sua época, eles tiveram a ideia de congelar bagas na neve. Os escravos eram mandados para as montanhas em busca de neve e, para que não derretesse, organizaram corridas especiais de revezamento. Aliás, foram seus soldados que tiveram a ideia de adicionar vinho, mel e leite à água com frutas.

Desde a Roma Antiga, neve e gelo são usados ​​para fazer bebidas de frutas. Em seu livro "On Culinary Arts", o famoso especialista em culinária italiana Apicius compartilhou pela primeira vez sua experiência na fabricação de refrigerantes.

Sobremesas geladas encerraram as refeições na corte do imperador Nero, que ordenou que trouxessem gelo da montanha e misturassem com aditivos de frutas. Em sua época (século I dC), os sucos gelados e adoçados já eram amplamente utilizados. É digno de nota que a neve para sua preparação foi entregue de distantes geleiras alpinas, e grandes adegas de gelo foram construídas para armazenamento de neve a longo prazo.

Existem muitas histórias interessantes sobre sorvetes associadas ao sorvete. Por exemplo, em 780 A.D. e. O califa Al Mahdi conseguiu entregar uma caravana inteira de camelos carregados de neve da montanha para Meca. Outro fato não menos notável, citado nos escritos do viajante persa Nassiri-Khozrau, diz que em 1040 DC. e. neve para fazer bebidas e sorvete era trazida para a mesa do sultão do Cairo todos os dias das regiões montanhosas da Síria.

É óbvio que o sorvete foi inventado onde, como na China, lugares quentes exaustivos coexistem com áreas abaixo de zero. Essa combinação é inerente aos países do sul que possuem cadeias de montanhas. Por exemplo, o Irã, onde as montanhas ocupam mais da metade do território.

Sabe-se que desde os tempos antigos aprenderam a usar o gelo e a neve de forma racional. Nas áreas desérticas, onde a temperatura diurna pode chegar a 40 ° C, era necessário resfriar de alguma forma os alimentos, caso contrário estragaria muito rapidamente. Para isso, os persas construíram os chamados Yakkhchals - porões profundos, cujo teto, paredes e piso foram cobertos com uma espessa camada de mistura isolante de calor. Incluía clara de ovo, areia, argila, pêlo de cabra, cinza, limão. Quando essa substância secou, ​​também se tornou à prova d'água. Para minimizar a perda de calor, a entrada do Yakkhchal ficava ao norte, em um local escuro e fresco.Esses depósitos estavam cheios de blocos de neve congelados trazidos das montanhas. Eles também eram usados ​​para preparar uma aparência de sorvete, faludeh - uma mistura de macarrão, frutas, pistache, xarope de rosa ou limão com gelo picado.

Europa

Sorvete na itália

O famoso viajante Marco Polo aparentemente introduziu os europeus no sorvete novamente no início do século XIV. O prato foi descrito pela primeira vez em jornais de viagens no início do século XIV. O famoso viajante, tendo visitado a China, apaixonou-se tanto pelos sorvetes que ao retornar à sua terra natal - a Itália - não hesitou em compartilhar algumas receitas para o seu preparo com os chefes domésticos.

Segundo a lenda, Marco Polo trouxe de sua viagem ao Oriente uma receita de uma iguaria, para a qual usavam não só neve, mas também salitre para resfriá-la. E desde então, um prato semelhante ao sherbet certamente fez parte do cardápio dos aristocratas.

Foi então que o sorvete estava no centro da intriga: os chefs guardavam a receita com o maior sigilo e, para os não iniciados, sua produção era quase um milagre. No início, o gelo era armazenado em locais especiais fechados e servido apenas para famílias reais e papas. Gradualmente, a produção de gelo tornou-se mais barata.

A receita de sorvete, a mais próxima da moderna, também nasceu na Itália. Mais precisamente, na Sicília. A maior ilha do Mediterrâneo tinha tudo o que era necessário para criar uma sobremesa refrescante. Em primeiro lugar - a cana-de-açúcar, que não é comum em outras partes da Europa, a partir da qual o açúcar era feito.

Um adoçante conhecido desde a antiguidade - o mel para fazer sorvete não é muito adequado, porque quando congela cristaliza (e isso simplesmente não é necessário, basta o problema do líquido se transformar em cristal). Além disso, aves e gado sempre foram criados na Sicília, o que significa que ovos e leite - os principais ingredientes de uma sobremesa de sorvete - sempre estiveram à mão. Mas uma das condições mais importantes é que haja gelo (nas cordilheiras de Ibley, Nebrodi, Le Madonie, nas montanhas do Peloritano). O gelo siciliano foi enviado para toda a Itália e exportado para Malta. Finalmente, os habitantes desta ilha há muito tempo que extraem sal marinho. Até que refrigeradores e fabricantes de sorvete elétricos foram inventados, era indispensável.

Para entender por que o sal é necessário no preparo de um prato doce, deve-se explicar como o sorvete difere de outras sobremesas frias - da já mencionada persa faloudah ou do leite congelado, do qual nas aldeias siberianas raspavam aparas com faca e comiam com mel, geleia ou açúcar.

A diferença está na consistência: o sorvete, mesmo que contenha pedaços de nozes, frutas ou biscoitos, é uma massa homogênea, macia e cremosa. Essa uniformidade pode ser alcançada apenas agitando continuamente a substância de resfriamento de modo que os cristais não se formem nela. É difícil combinar resfriamento e agitação sem o auxílio da eletricidade: o gelo derrete lentamente e o sorvete solidifica com a mesma lentidão. Terá de ser mexido continuamente durante muitas horas seguidas. O sal, por outro lado, faz com que o gelo derreta muito mais rápido e, ao mesmo tempo, retira o calor do ambiente, em particular da mistura destinada ao congelamento.

Então, aqui está a mais simples tecnologia de produção de sorvete que tem sido usada com sucesso por vários séculos: um recipiente com os ingredientes foi colocado em uma tigela com gelo e sal, e a massa de leite foi batida. A água derretida era derramada periodicamente, acrescentando novo gelo e uma porção de sal. E depois de algumas horas a sobremesa estava pronta.

No entanto, todo o segredo, mais cedo ou mais tarde, ficará claro. E assim aconteceu quando a jovem Catarina de Médicis, tendo-se casado com o rei francês Henrique II, trouxe para a França seu chef da Itália - o famoso Bentalenti, reconhecida autoridade na preparação de sorvetes e refrigerantes.

Pela primeira vez, ele tratou de sorvete em 28 de outubro de 1533 em uma festa em homenagem ao casamento da noiva de 14 anos Catarina de Médicis, mais conhecida pelo romance "Rainha Margot", do pai de Alexandre Dumas. O sorvete consistia em bolas de gelo recheadas com frutas. No futuro, os Medici frequentemente começaram a tratá-los com convidados em jantares de gala e mimar seu filho Henrique III com uma guloseima.

A nova sobremesa imediatamente conquistou a simpatia da corte francesa. Os assessores do rei exigiram inclusive que os italianos preparassem sorvete na presença deles e, familiarizados com o processo, decidiram considerar a tecnologia e a receita um segredo de estado, que deveria ser devidamente protegido, principalmente dos plebeus.

Rapidamente, o sorvete de Versalhes migrou para as propriedades dos nobres franceses - apesar das mais severas proibições de divulgação da receita, considerada segredo de Estado.

Desde então, na corte francesa, o sorvete é consumido em inúmeras quantidades. Mesmo um gourmet como Luís XIV não o recusou. Em 1649, o chef francês Gerard Tissain inventou uma receita original para creme de baunilha congelado - de leite e creme. A novidade foi batizada de "Sorvete Napolitano". Depois disso, a receita da sobremesa gelada era constantemente atualizada.

Em 1625, a neta de Catarina de Medici, Henrietta Maria, casou-se com o rei Carlos I da Inglaterra. Junto com a princesa francesa, seu chef pessoal e confeiteiro Gerard Tissain, que conhecia muitos dos segredos da fabricação de sorvete, veio para a Inglaterra. É digno de nota que Tissain ousou compartilhar seus "segredos" somente após a execução de Carlos I em 1649. Assim, a Inglaterra também se apossou dos segredos da fabricação de sorvete.

Muitas novas variedades dessa sobremesa foram inventadas na França durante o reinado da Rainha Ana da Áustria. Certa vez, em um dos banquetes em homenagem a seu filho Luís XIV, a cada convidado foi servido um ovo de avestruz em um copo dourado, que na verdade acabou sendo um delicioso sorvete.

As receitas para o preparo dessa iguaria chegaram à América, aparentemente, no século 18, junto com os colonizadores ingleses. Nas recepções promovidas durante aqueles anos pelo governador de Maryland, William Blade, os convidados foram presenteados com picolés e refrigerantes. Muitos presidentes dos EUA também gostavam de sobremesa fria, por exemplo, George Washington, que fez sorvete pessoalmente em seu rancho nos arredores de Mount Vernon.

E o empresário da culinária Philip Lenzi, que veio ao Novo Mundo, chegou a anunciar em jornais de Nova York que havia trazido receitas de vários doces, inclusive sorvete, de Londres, e logo muitos fãs da nova iguaria apareceram entre a população do costa leste da América.

E o sorvete tornou-se generalizado graças ao espírito empreendedor dos italianos. Em 1660, Francesco Procopio Di Coltelli (1651-1727) abriu a primeira sorveteria em Paris em frente ao teatro Comédie Francaise. Em sua terra natal, Palermo, ele era pescador. Na França, ele decidiu tentar a sorte na arena dos "doces", principalmente porque herdou do avô uma máquina de fazer sorvete. Pelo que podemos julgar, era um dispositivo primitivo: duas panelas, inseridas uma na outra, uma alça com lâminas agitadoras era fixada na tampa superior.

Em 1782, este café, rebatizado de Prokop em francês, oferecia aos clientes até oitenta tipos de sorvete. A instituição está florescendo até hoje.

Este café com este nome "russo" ainda existe hoje. Também sobreviveu um antigo cardápio, onde se pode ler o que se cozinhava dentro das paredes desta instituição no século XVIII: “águas geladas” com vários xaropes (ao que parece, algo como a granita italiana moderna), sorvetes de frutos silvestres frios, picolés. A popularidade do café Prokop também foi adicionada pelo fato de que o proprietário recebeu patentes reais para muitas iguarias que eram servidas apenas ali.Como resultado, muitas figuras famosas dos séculos 18 a 19 visitaram o café: Diderot, Rousseau, Marat, Robespierre, Doutor Guillotin, Georges Sand, Balzac, Danton.

Napoleão Bonaparte estava entre os frequentadores do café Prokop. Gostava tanto de doces gelados que mesmo no exílio para a ilha de Santa Helena, encomendou para si um aparelho para fazê-los, que uma inglesa compassiva não tardou em lhe enviar.

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Continuação:

Coltelli encontrou muitos adeptos: logo pequenos restaurantes especializados em sorvetes lotaram Paris inteira. Havia muitos deles principalmente no bairro do Palais Royal. E já em 1676, 250 confeiteiros parisienses se uniram na corporação das sorveterias, durante esses anos passaram a produzir sorvetes o ano todo.

Sob Napoleão III (1852 - 1870), o sorvete em taças e o sorvete foram produzidos pela primeira vez em Paris (o famoso sorvete supostamente vem da cidade francesa de Plobier-les-Bem), na Itália - grandes amantes de misturar o mais incrível produtos, surgiram na Áustria um sorvete diversificado com adição de frutas, nozes, licor, pedacinhos de biscoito e até flores - café gelado e sorvete de chocolate. Nesse momento, aparecem chantilly congelados misturados com amêndoas picadinhas e maraschino, sorvete de folhado com morango e chocolate ralado em forma de cúpula. Novos sorvetes preparados para a celebração foram rapidamente adotados na produção em massa.

Então, em uma das recepções da missão chinesa em Paris em 1866, uma nova sobremesa foi proposta - uma omelete quente por fora e sorvete de gengibre por dentro. Era a chamada "omelete surpresa", desenvolvida por chefs alemães. Podemos apenas adivinhar quantas receitas de sorvete originais e até únicas nasceram da engenhosidade do gênio humano. Infelizmente, a história silencia sobre muitos deles.

Rússia

Na Rússia, as pessoas há muito usam seus próprios tipos de sorvete, já que nos invernos frios não havia falta de "refrigerantes" para congelar iguarias. De volta à Rússia de Kiev, servimos leite congelado em fatias finas. Nas aldeias siberianas até hoje, as donas de casa armazenam leite congelando-o em pires e ... empilhando o gelo. Em muitas aldeias, uma mistura de queijo cottage congelado, creme de leite, passas e açúcar era feita para o entrudo.

Na versão "europeia", o sorvete surgiu em nosso país em meados do século XVIII e imediatamente ganhou grande popularidade. Assim, o conde Litta, o enviado da Ordem de Malta na Rússia, que mais tarde adquiriu a cidadania russa, comeu praticamente um sorvete. Dizem que antes mesmo de morrer, tendo recebido a comunhão, mandou servir dez porções do melhor sorvete: "Isso não vai acontecer no paraíso".

O sorvete era apreciado não apenas pelas pessoas comuns, como também era amplamente representado no menu das cortes de Pedro III e Catarina II. A própria tecnologia de produção de sorvete naquela época era bastante primitiva e permitia obter uma pequena quantidade do produto.

Nas memórias do século 19, pode-se encontrar lembranças entusiasmadas do efeito que o Vesúvio na sobremesa do Monte Branco teve sobre o público (sorvete era servido com rum ou conhaque e incendiado) ou as ruínas coloridas de um antigo templo feito de gelo creme de cores diferentes. Criando essas obras-primas, os confeiteiros ficaram muitas horas congelados no gelo, e as iguarias “viveram” por alguns minutos, pois imediatamente começaram a derreter com o calor dos fogões e das velas.

Foi apenas no século 19 que apareceu a primeira máquina de sorvete na Rússia. A produção industrial de sorvetes nasceu em nosso país apenas no início dos anos 30 deste século.

Escala industrial

Sorvete feito à mão não era barato e, portanto, inacessível. Às vezes, a paixão por essa iguaria levou a verdadeiras tragédias. Por exemplo, em 1883, 59 pessoas foram envenenadas até a morte em um festival batista na cidade americana de Camden. É verdade que não era um sorvete comum, mas ... reutilizável.

Afinal, todos queriam saborear o doce, mas poucos podiam pagar.Foi assim que surgiram invenções como Smith's Cotton Ice Cream, um cone de algodão, ou Brown's Methodist Ice Cream, um cone de borracha. O truque era polvilhar um pouco de leite adoçado na casquinha e lambê-lo, fingindo estar segurando um sorvete de verdade. De acordo com o New York Times, que relatou o triste incidente de envenenamento, os infelizes batistas não descobriram e mastigaram o sorvete de imitação até ficar limpo.

Inicialmente, a produção de sorvetes baseava-se no uso de gelo natural e neve, portanto a humanidade dependia constantemente dos caprichos da natureza. Mas o progresso tecnológico onipresente transformou gradualmente a produção de sorvete, transformando-a de uma iguaria requintada de ricos salões em um produto disponível para todos. Os materiais de arquivo permitem repor a cronologia das descobertas na área da produção de gelados. Hoje se sabe que já em 1525 um médico de Apilia Cimar escreveu sobre o efeito de resfriamento do salitre. No entanto, a produção de sorvete em volumes relativamente grandes só se tornou possível após a introdução de métodos suficientemente eficientes de produção e armazenamento de gelo, dispositivos de resfriamento e máquinas com misturadores e trituradores.

Em 1834, o americano John Perkin patenteou a ideia de usar éter em um aparelho compressor. Dez anos depois, o inglês Thomas Masters recebeu a patente de uma máquina de sorvete, que era uma lata com uma espátula giratória de três lâminas rodeada de gelo, neve ou uma mistura de uma delas com sal, sais de amônio, nitrato, nitratos de amônio ou cloreto de cálcio. De acordo com a descrição da patente, a máquina Masters poderia resfriar, bem como congelar e bater sorvete ao mesmo tempo.

Em 1843, a inglesa Nancy Johnson inventou uma sorveteira portátil e a patenteou. Nancy Johnson inventou um freezer manual para fazer sorvete em 1846, mas ela não tinha dinheiro suficiente para organizar a produção de novos equipamentos. A patente teve que ser vendida aos americanos. Em 1851, a primeira fábrica foi inaugurada em Baltimore e o primeiro lote comercial de sorvete foi produzido. E por mais de 150 anos, o processo de aprimoramento de receitas e tecnologias não parou por um único dia.

Congelador de sorvete artesanal inventado por Nancy Johnson em 1843

Em 1848, duas máquinas de sorvete foram patenteadas nos Estados Unidos. Um deles consistia em um dispositivo com dois cilindros concêntricos, um dos quais cheio de refrigerante. Em 1860, Ferdinand Carré criou a primeira máquina de refrigeração por absorção do mundo, operando com absorventes líquidos e sólidos. Quatro anos depois, Carré aprimorou a máquina de compressão, que foi a primeira a usar um novo refrigerante, a amônia.

A produção em série de freezers começou na segunda metade do século 19 por Jacob Fussell em Baltimore. Um pouco depois, surgiram as máquinas frigoríficas, desenvolveram-se métodos de produção e armazenamento de gelo que permitiram reduzir significativamente a intensidade do trabalho e, consequentemente, o custo do sorvete. E em 1904, St. Louis sediou uma exposição internacional de sorvetes, que demonstrou a primeira máquina de fazer xícaras de waffle.

Assim, a técnica e a tecnologia de produção industrial de sorvetes têm sido constantemente aprimoradas. Em vários países, empresas especializadas começaram a ser criadas para a produção de máquinas e equipamentos para a produção de sorvetes, que se tornou um atributo comum dos cafés da cidade. Mas por trás desse fenômeno comum estava o rápido progresso científico no estudo dos processos de resfriamento. Foi ele quem permitiu que algumas empresas dominassem a produção de máquinas e equipamentos para a produção industrial de sorvetes.

Em 1919, um professor de Iowa, Christian Nielson, desenvolveu receita e tecnologia para a produção de um novo tipo de sorvete - umedecido com chocolate e, em 24 de janeiro de 1922, obteve a patente do famoso picolé - gelo glaceado creme no palito.Nelson dirigia e vendia seus produtos às cidades, ao mesmo tempo em que exibia um filme sobre os esquimós. A novidade foi inicialmente chamada de "torta de esquimó" - "torta de esquimó", mas essa palavra foi rapidamente abreviada para simplesmente "esquimó".

Porém, o campeonato na produção de "picolé" entre os americanos é desafiado pelos franceses.

O primeiro sorvete glaceado em 1921 foi inventado por Christian Nelsen, de Iowa, e seu companheiro Stover lhe deu o nome - "torta esquimó", ou seja, torta esquimó. Em 1979, a empresa francesa "Gervais" chegou a comemorar 60 anos do "esquimó". Até o início do século 20, a Gervais se especializou na produção de queijos, até que um de seus fundadores, Charles Gervais, provou os populares picolés na América. De volta à França, teve a ideia de cobrir o sorvete com cobertura de chocolate e "espetá-lo" no palito. Segundo fontes francesas, o nome "picolé" surgiu por acaso. Em um dos cinemas parisienses, onde Gervais vendia seus doces, foi exibido um filme sobre a vida dos esquimós. E como o repertório dos cinemas daquela época raramente mudava, um dos espectadores espirituosos que assistiu a um filme sobre esquimós várias vezes e comeu uma dúzia de porções de sorvete de chocolate durante esse tempo o chamou de "esquimó".

Assim, a técnica e a tecnologia de produção industrial de sorvetes têm sido constantemente aprimoradas. Em vários países, empresas especializadas começaram a ser criadas para produzir máquinas e equipamentos para a produção de sorvete, que se tornou um atributo comum nos cafés da cidade. Mas por trás desse fenômeno comum estava o rápido progresso científico no estudo dos processos de resfriamento. Foi ele quem permitiu dominar a produção de máquinas e equipamentos para a produção industrial de sorvetes.

Novas variedades, feitas sob medida para comemorações, tornaram-se rapidamente produzidas em massa, especialmente nos Estados Unidos. A primeira fábrica de sorvetes foi fundada em Baltimore, mas logo surgiram em Nova York, Washington e Chicago.

Modernidade

N. Chernyshov "Sorvete de Novgorod", 1928

Hoje em dia, o sorvete conquistou com firmeza o gosto das pessoas ao redor do mundo e é vendido em quase todos os supermercados. Os chefs criaram milhares de receitas de sorvete!

N. Chernyshov "Sorvete de Novgorod", 1928

E, portanto, a luta pelo comprador não é pela vida, mas pela morte. As melhores e mais caras variedades são feitas de produtos naturais de elite baseados nas mais modernas tecnologias. A qualidade de tal sorvete pode ser avaliada pelo menos pelo fato de que, sem conservantes, ele pode ser armazenado em uma geladeira a -20oC por até dois anos e meio.

Em busca da demanda do consumidor, os líderes mundiais do mercado atualizam anualmente seu sortimento, embora já existam vários milhares de nomes de guloseimas de gelo. Entre os sucessos dos últimos anos estão sorvete com nozes, sorvete de chá verde, sorvete com ervas da floresta. Sem falar de groselha, amora, abacaxi, variedades especiais à base de iogurtes vivos ... Não dá para listar tudo.

E sorvete soft - cientistas britânicos (cujo grupo incluía a jovem Margaret Thatcher) inventaram um método em que duas vezes mais ar é adicionado ao sorvete, e você obtém um sorvete "soft"!

Na década de 1990, surgiu o sorvete mais espesso e da mais alta qualidade. Esta categoria inclui Ben and Jerry's, Beechdean e Haagen-Dazs. A propósito, Ruben Mattus inventou seu sorvete em 1960 e chamou-o de Haagen-Dazs porque parece dinamarquês.

Qual escolher?

Na verdade, qualquer sorvete é uma emulsão batida resfriada feita de uma mistura de leite, possivelmente creme, açúcar, às vezes ovos, muitas vezes sucos de frutas, várias frutas ou vegetais (mesmo peixes e frutos do mar no Japão), além de aromas e vários aditivos, como nozes ou pedaços de caramelo.

Dependendo do método de produção, o sorvete pode ser temperado, macio e caseiro. Suave, com temperatura de 5–7oС, é produzida em restaurantes e cafés com equipamentos especiais.É preciso comê-lo na hora, pois no futuro essas sobremesas não são preparadas. Parece um creme.

Sorvete temperado - industrial. Está dividido em vários grupos - pelo tipo de produto principal e enchimento e pela embalagem. Os principais representantes do grupo "leite" - leite, creme e sorvete - diferem entre si no teor de gordura.

Outros grupos são frutas e bagas ou frutas e aromáticos. Existem também os chamados tipos amadores, ou caseiros - à base de leite, fruta, leite-fruta, multicamadas, com clara de ovo e até com gordura de confeitaria.

Agora, os números específicos. O sorvete mais gordo é o sorvete, seu teor de gordura é de 12-15% em média.

Tem o nome da cidade francesa de Plombier, onde teria sido inventado. Supostamente - porque na França o sorvete é feito de creme de amêndoa inglês com a adição de chantilly e frutas cristalizadas com infusão de vodka cereja. Nós, é claro, temos um sorvete mais simples, mas ainda assim - o sorvete mais gordo e com mais calorias.

Então - cremoso, com um teor de gordura de 8-10%, então - lácteos, em que há ainda menos gordura, apenas 2,8-3,5%. Não há gordura do leite em frutas e sorvetes de frutas vermelhas e gelo de frutas, porque eles são feitos de frutas frescas e congeladas e frutas, de purê de batata, sucos naturais, compotas e geléias.

E, claro, todo consumidor está interessado na qualidade do sorvete. E isso depende diretamente de seu valor.

Em primeiro lugar, porque as natas verdadeiras, não em pó, frescas e de alta qualidade, várias bagas, frutas, chocolate e outros ingredientes naturais custam sempre mais do que produtos semiacabados, concentrados e corantes. Em segundo lugar, equipamentos que permitem manter a qualidade do produto original também são um prazer caro, inacessível às pequenas empresas.

sombra
A paz esteja convosco, padeiros!
A construção da primeira fábrica de sorvetes da URSS começou em 1932. Em 1936, o Comissário do Povo da URSS para Alimentos, Anastas Mikoyan, emitiu uma instrução que dizia: "O sorvete deve e pode ser feito um produto alimentar de massa, produzindo-o a preços acessíveis ...".

E em 4 de novembro de 1937, o primeiro sorvete soviético foi produzido em uma empresa equipada com a mais moderna tecnologia americana trazida dos Estados Unidos por Mikoyan. Sua fama foi determinada pelo GOST 117-41 "Sorvete, sorvete sundae, fruta e baga aromáticos", que foi lançado em 12 de março de 1941 e que pode ser considerado um dos padrões mais rigorosos do mundo. O sorvete nacional era produzido sem o uso de conservantes, portanto, era delicioso e amigo do meio ambiente. Além disso, xícaras, briquetes e picolés de todo o país eram feitos com uma única tecnologia e continham apenas gordura do leite.

Porém, a partir de 1966 o sorvete passou a ser produzido não no padrão estadual, mas nas condições técnicas inter-republicanas, e a partir de 1980 - no padrão do setor. Na década de 70, as empresas praticamente deixaram de distribuir o estabilizador ágar-ágar e o agaróide, o que não teve o melhor efeito sobre a consistência e apresentação do produto. Mesmo assim, o sorvete ainda era saboroso porque sua qualidade era controlada em um sistema de 100 pontos (com graduação para "premium" e "extra"). Além disso, um controle rígido foi exercido pelos órgãos de Inspeção do Comércio do Estado, Gosstandart e de Supervisão Sanitária e Epidemiológica.

O volume de produção de sorvetes nas frigoríficas soviéticas chega a 450 mil toneladas por ano. O sorvete soviético era apreciado não só em nosso país, mas também no exterior: anualmente eram exportadas 2 mil toneladas de iguarias frias.

O início do fim do nosso sorvete coincidiu com o início da perestroika de Gorbachev. Em 1986, uma avaliação de 100 pontos da qualidade do "produto lácteo enriquecido com ar" foi excluída da instrução tecnológica (esta é a explicação do termo técnico "sorvete"). E desde 1990, o sorvete é produzido de acordo com a TU (especificações técnicas). Ao mesmo tempo, na Rússia, havia um fluxo de sorvetes importados em embalagens brilhantes, mas longe da melhor qualidade. Até 42 mil toneladas de sorvete por ano chegam ao mercado russo da Europa, principalmente da Polônia.Certamente este é um substituto polonês, muitos russos ainda se lembram. Não tinha nada a ver com o sorvete a que estamos acostumados e tinha um claro sabor "químico". Nessa época, o soro de leite apareceu no produto nacional no lugar do leite, o óleo animal foi substituído por óleo de colza, palma e soja. Hoje, de acordo com a Associação de Produtores de Sorvetes e Alimentos Congelados, na Rússia 80% dos fabricantes (240 em 300) fazem sorvete a partir de matérias-primas vegetais. Além disso, novos tipos de sorvete começaram a incluir leite condensado, corantes, emulsificantes e estabilizantes. Em geral, apenas as lembranças do sabor do verdadeiro sorvete "soviético" permanecem ...

História do sorvete
Era assim que se parecia um verdadeiro sorvete soviético.
O rótulo superior permite reconhecê-lo de mil, e o vidro macio e crocante sempre foi pressionado pelos dedos dos compradores que o escolheram. E ninguém desdenhou ...
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