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Pão Assassino. Sobre os perigos do glúten (panifarin)
A integração da Rússia na economia mundial tornou inovações úteis, como supermercados e fast food, disponíveis para a pessoa média. E junto com eles, os russos começaram a aprender sobre alimentos modificados, carne hormonal, obesidade, alergias e doença celíaca.
Sobre a última doença misteriosa, da qual muito se sabe no Ocidente, mas ainda pouco se sabe em nosso país, costuma-se não se espalhar. Por alguma razão, acredita-se que apenas as crianças estão doentes e que é herdada, e que a pessoa que sofre desta estranha doença não tem dinheiro para comer pão.
Foi a doença celíaca que causou a queda no consumo de pão em todo o mundo. Houve declarações de que "pão é veneno". Essa ideia é especialmente difícil para os médicos russos, porque, na mente de um russo, o pão é uma força vital, e nossas tradições de cozimento são uma das mais antigas. É muito difícil para um russo acreditar na ideia de que, se você comer pão, murchará e se dobrará, expondo-se ao risco de contrair câncer ou de se tornar estéril. Para nós, pão sempre foi saúde e os bebês da aldeia recebiam migalhas de pão em vez de mamilo e cresciam homens fortes de bochechas rosadas, sem diarréia e prisão de ventre, sem diátese e alergias asmáticas. Então o que aconteceu? Por que o pão de repente começou a matar pessoas?
Para entender por que os médicos russos relutam tanto em acreditar na existência da doença celíaca, é preciso ter em mente que, nesse caso, não é o pão que se torna veneno, mas todos os produtos que contêm glúten. Portanto, em todo o mundo civilizado, junto com os produtos habituais que contêm glúten, sempre serão oferecidos produtos sem ele. Claro, eles serão várias vezes mais caros. É que o glúten entrou em nossas vidas e o envenenou através do pão. Só o pão russo nunca foi um veneno, mas pode se tornar um. Para isso, ele agora tem todas as possibilidades.
Mas primeiro você tem que contar a verdade sobre a doença celíaca. O efeito destrutivo do glúten foi descoberto em meados do século passado na Europa. Os finlandeses foram os primeiros a prestar atenção a este problema, os bebés com menos de dois anos foram expostos à doença. Como os sintomas se manifestavam em crianças, nasceu um mito sobre a natureza hereditária da doença. Ao mesmo tempo, os médicos chamam a doença celíaca de uma doença intestinal causada por danos às vilosidades do intestino delgado, que leva à absorção intestinal prejudicada. Os terríveis sintomas da doença: inchaço, prisão de ventre, diarréia, abdome enorme e atrofia muscular - desapareceram nos pacientes em questão de meses, imediatamente após as enfermarias serem excluídas da dieta do pão. Foi assim que médicos estrangeiros chegaram à conclusão de que pão é veneno. Mas como um golpe esmagador poderia ser desferido para a indústria de grãos, a ocorrência da doença não se explicava pela qualidade do pão produzido, mas pela genética. Digamos, existem pessoas tão estranhas que sofrem de intolerância ao glúten de pão.
Enquanto isso, os padeiros americanos e europeus, em vez de prestar atenção às tendências alarmantes, continuaram seus esforços para desacreditar o pão como um produto saudável. Eles fizeram isso, é claro, não por malícia, mas apenas por motivos comerciais. Em 1979, na América, no estado do Kansas, foi criada a Association of Wheat Gluten Producers, que ativamente promoveu e comercializou o produto do novo milênio, o glúten de trigo seco - glúten.
Se você entrar nas profundezas dos séculos e levantar as velhas receitas dos padeiros russos, verá que eles priorizaram os processos de massa fermentada e fermentação.Na opinião deles, o valor do pão residia no fato de estar vivo e ter uma vida curta - não mais do que dois dias. Receitas antigas descrevem em detalhes como lidar com o endurecimento ou mofo, adicionando malte e pectina para reter umidade, lecitina, ou seja, ovos, conservantes naturais na forma de ácido sórbico e sais de ácido propiônico. E com apenas uma frase, bem no final da receita, que para a elasticidade da massa do pão, pode-se usar um concentrado de glúten na quantidade de 2-3% do peso da farinha.
Os padeiros modernos adicionam 4-6% de glúten apenas para melhorar a estrutura do pão e, ao desenvolver novos tipos de produtos de panificação caros, como biscoitos, muffins, waffles e biscoitos - de 20% a 40% de glúten. Na composição dos recheios de farinhas e produtos de confeitaria - até 50% de glúten em peso da farinha. Além disso, o glúten como conservante encontrou ampla aplicação no enriquecimento de cereais matinais prontos, que nossos filhos tanto amam, em iogurtes de armazenamento de longo prazo, em bifes, costeletas, alimentos congelados para posterior fritura, queijos, caranguejo carnes, caviar de peixe artificial, queijos processados, tomate de conserva, chocolate e goma de mascar.
Os americanos são os mais bem-sucedidos no uso de glúten de trigo seco na produção de pão. Nos últimos 30 anos, o uso de glúten de trigo seco na panificação mundial cresceu dez vezes, principalmente em países avançados com uma indústria agroindustrial desenvolvida. O uso de glúten permitiu aos padeiros obter pão fofo que poderia ser armazenado e não estragado por meses sem muitos custos financeiros, intelectuais e trabalhistas. Segundo os próprios padeiros, o domínio total do glúten na panificação acontecia apenas por razões econômicas. O glúten é adicionado ao pão para reduzir o custo de sua produção, pois seu uso permite a produção de pão de qualidade com farinha de baixa qualidade, e a farinha de alta qualidade é muito cara.
Qualidade significa parâmetros visuais como elasticidade, esplendor e longo armazenamento. A ideia de que o pão deveria ser vivo, e não recheado com conservantes, não foi levada em consideração por eles. Em sua defesa, os padeiros lançaram a promoção do glúten como um produto protéico de importante valor para a saúde humana e que contém vitaminas dos grupos B, A e E. Seu bastão, porém, já quando começaram a falar na América sobre a necessidade de produzir glúten -produtos gratuitos, com zelo triplo eles contrataram negociantes russos. Aqui está uma tese publicitária para fabricantes de panificação: "O rápido desenvolvimento de tecnologias na indústria de panificação torna possível hoje produzir pão com alto teor de glúten, que retém suas propriedades nutricionais em uma embalagem especial a vácuo por até um ano." E aqui está outro, mais frio do que o primeiro: "O glúten seco é um ingrediente natural, então não há limite para seu uso como aditivo."
O limite, infelizmente, é também o seu nome - o corpo humano que resiste, luta e se recusa a sofrer mutações, condenando a pessoa a um sofrimento desumano. Flatulência, fezes fétidas, úlceras gengivais aftosas, perda da brancura dos dentes, cãibras musculares, dor menstrual, distensão abdominal, amenorréia, anemia, anorexia, dor nas articulações, constipação, depressão, problemas comportamentais, diarreia, dermatite, infertilidade em homens e mulheres, em geral mal-estar, fraqueza muscular, osteoporose, vômitos, obesidade ou vice-versa, perda de peso, estômago raquítico - todos esses são sinais de doença celíaca. Nos últimos 40 anos, a pesquisa clínica sobre a doença chocou os médicos.
Como o glúten é uma proteína insolúvel em água, ele não se dissolve não apenas em água, mas também em sais. Quando o glúten no corpo humano fica em excesso, ele fica obstruído no intestino delgado, como cimento, grudando em suas melhores vilosidades, causando a degeneração do intestino delgado.Neste estado, os intestinos já não são capazes de absorver as vitaminas ou outras substâncias benéficas, que são mencionadas nas brochuras publicitárias dos "padeiros avançados".
Os resultados de estudos feitos por cientistas ucranianos que identificaram formas latentes da doença e a chamaram de doença celíaca muda, ao que parece, podem às vezes reduzir as vendas de grãos. Vyacheslav Perederiya, gastroenterologista ucraniano e chefe do Departamento de Terapia da Faculdade N ° 1 da Universidade Médica Nacional em homenagem A. Bogomolets negou as alegações de que a doença celíaca é uma doença hereditária. Ele afirmou que, nos últimos anos, a doença celíaca se tornou a doença mais comum do intestino delgado, que afeta pessoas de todas as idades, principalmente adultos entre 20 e 70 anos. Esta doença é rara entre consumidores de pão com menos de 20 anos.
As conclusões dos cientistas ucranianos indicam que o glúten se acumula no corpo humano por muitos anos, causando patologias graves que os médicos não conseguem associar à sua verdadeira causa. De acordo com cientistas ucranianos, a doença celíaca apresenta sintomas intestinais em apenas 30% e sintomas não intestinais em 70%. Além disso, ele se disfarça como outras doenças, como diabetes tipo 1, hepatite, colite, artrite, tumores malignos, linfomas celulares, amolecimento ósseo, câncer de orofaringe e câncer de cólon e intestino delgado. A medicina moderna não está preparada para tal mudança. Mas o mais trágico é que não existe uma relação direta entre o consumo de alimentos que contêm glúten e sintomas clínicos, como, por exemplo, com alergias. Em outras palavras, se uma criança adora rolinhos de fast food, queijo, chocolate, linguiça, chiclete, e depois se torna adulta, ela pode adoecer, por exemplo, com câncer de intestino delgado. E é improvável que um médico tradicional consiga estabelecer que a causa de tudo é o glúten.
De acordo com Vyacheslav Perederiy, o glúten se tornou um veneno como resultado de uma mudança brusca na nutrição e ecologia humana. Danos nas paredes intestinais levam à intolerância à lactose, sacarose, interfere nos processos metabólicos e causa intoxicação. Resumindo, ao cimentar seus intestinos com glúten, você dificilmente pode esperar que a comida que ingere funcione para você. Muito provavelmente, também se tornará veneno.
Felizmente, a Rússia não é um país agroindustrial avançado, então seu atraso, nesse caso, foi benéfico para a saúde da nação. O pão russo, em grande parte devido ao fato de ainda não se tornar uma mercadoria, mas continuar a ser um produto social, pode ser consumido sem ameaça à vida. Quem já esteve no estrangeiro se lembrará bem da trituração nos dentes destes horríveis pãezinhos de "plástico", insípidos e inodoros, que se mastigam como papel, ou de ver esta torrada fatiada a vácuo, sem vida e sem bolor para meses. Quem já viveu no exterior por muito tempo provavelmente se lembra da massa para panquecas em garrafas especiais, que não estragam por meses fora da geladeira, e da farinha de glúten nas prateleiras dos supermercados, da qual emigrantes russos tentam em vão preparar pãezinhos russos naturais , Bolos de Páscoa e shangi.
Os marqueteiros russos “avançados”, aparentemente inconscientes das graves consequências da exposição ao glúten em seus corpos, estão divulgando um avanço no mercado russo de pães e uma “revolução do consumidor” neste segmento de mercado. Tendo caído na euforia, aparentemente em antecipação aos lucros, eles preveem um aumento nas vendas de pão congelado na Rússia pelas estimativas mais conservadoras de até 30% ao ano. Eles convocam os grandes produtores, ou seja, as padarias, a se reorientar para as tecnologias ocidentais e a produção de pães a partir de produtos semi-acabados congelados para o segmento de massa. Em sua opinião, isso ajudará a densa Rússia a se aproximar do Ocidente e se tornar uma potência civilizada de grãos. O que aguarda o consumidor russo quando o pão se tornar uma mercadoria em nosso país? A resposta é óbvia: nada de bom.
Além dos efeitos nocivos do glúten no intestino dos russos, os defensores do pão sintético estrangeiro também devem lembrar que na América e na Europa, o consumo de pão está diminuindo a cada ano, e o número de restaurantes e lojas sem glúten está crescendo. Talvez por isso as tecnologias para a produção de pão congelado sem glúten estejam estourando na Rússia sob o disfarce das modernas, para que nós, que ainda usamos berços e sandálias e amassamos a massa com fermento, possamos nos ensinar inteligência. Somente na Rússia czarista o melhor pão do mundo era assado, e os segredos de assar pãezinhos russos podem se tornar uma vantagem competitiva indiscutível dos padeiros russos modernos, e o pão não se tornará veneno, mas, como é costume na Rússia desde a antiguidade vezes, tudo está na cabeça. Uma fonte:
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